Trabalho docente, carreira doente: a privatização, a lógica produtivista e a mercantilização na e da educação e seus efeitos sobre os docentes
Resumo
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A QUESTÃO DO TRABALHO E DO SOFRIMENTO NO ÂMBITO DO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO, MAIS ESPECIFICAMENTE DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA. (RE)PENSAR O TRABALHO E O PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE NO ATUAL CENÁRIO: SOB A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL, A OFENSIVA NEOLIBERAL, E A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA LEVANDO A DERRUIÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS CONQUISTADOS, ALÉM DO PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO E PRODUTIVISMO NESTE ESPAÇO QUE TEM LEVADO AO TRABALHO DOCENTE ELEMENTOS ESTRANHOS À EDUCAÇÃO, COMO MERITOCRACIA, CUMPRIMENTO DE METAS, AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA CIÊNCIA, ENTRE OUTROS. ESPERAMOS QUE ESTE MATERIAL CONTRIBUA PARA O DEBATE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DESTE CENÁRIO. O PRODUTIVISMO E A MERCANTILIZAÇÃO NO E DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, TEM ALTERADO INCLUSIVE AS RELAÇÕES ENTRE OS PARES, NA MEDIDA EM QUE PARECE TER ESTIMULADO A CONCORRÊNCIA INTRA E EXTRA-INSTITUCIONAL, AUMENTANDO AINDA MAIS O SOFRIMENTO, OS AFASTAMENTOS, O ADOECIMENTO E ATÉ A MORTE.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.