Resenha de Livro Internacional: BOUSQUET. How the University Works: higher education and the low-wage nation. New York, NY: New York University Press, 2008.
Abstract
O livro de Bousquet oferece uma perspectiva original sobre a mercantilização do Ensino Superior nos Estados Unidos da América, argumentando que o estilo de gestão empresarial, que foi formado pela teoria da escolha racional, pela teoria dos sistemas e pela teoria economia gerencial sócio-psicológica, desenvolveu um sistema que sistematicamente explora professores que são apenas contratados, alunos de graduação e de pós-graduação, através de, entre outras coisas, a subvenção das rendas universitárias pela ajuda de custo, oriundas de receitas públicas, aos universitários e também pela negação dos benefícios essenciais e direitos fundamentais dos trabalhadores. Usando em sua análise uma abordagem marxista desafiante, o autor propõe uma teoria do desperdício para explicar a educação de pós-graduação em que alunos de doutorado, em vez de serem o principal produto do sistema, são o subproduto mais conspícuo, dado que este grau de qualificação geralmente marca o fim, e não o início, de uma carreira acadêmica, e destina a maior parte dos seus titulares, se é que passam a trabalhar de modo algum no setor de Educação Superior, para as fileiras dos professores proletariados e individados. Bousquet chama os professores contratados e estudantes de pós-graduação para unirem-se, fazendo isto através de uma retórica desafiante, a qual pode acabar alienando muitos dos próprios administadores e formuladores de políticas que ele procura influenciar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Educação Por Escrito implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Educação Por Escrito as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.