Perspectiva Discente Sobre a Qualidade das Aulas a Distância no Ensino Semipresencial
Abstract
O ensino semipresencial une características das aulas presenciais e a distância para atender a alunos de distintos estilos de aprendizagem. Essa modalidade tem sido implantada em várias instituições educacionais brasileiras, e cada vez mais alunos cursam disciplinas semipresenciais na graduação. O presente estudo investigou a percepção de graduandos sobre a qualidade das aulas a distância, quando comparadas às presenciais, em disciplinas semipresenciais. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com abordagem naturalístico-construtiva, na qual doze estudantes responderam a um questionário sobre diferentes aspectos das aulas. As respostas dos alunos indicaram que, em geral, eles consideram os momentos presenciais como sendo de melhor qualidade que aqueles a distância. Entre as dificuldades nas aulas a distância, os entrevistados citaram aspectos relacionados à interação entre os envolvidos nas aulas, ao suporte deficiente ao aluno e, principalmente, à habituação deles à nova forma de estudar. Desse modo, para que o ensino semipresencial possa trazer reais benefícios à formação dos graduandos brasileiros, é preciso capacitar alunos e professores para os momentos a distância, além criar uma cultura de valorização da EAD no ambiente acadêmico.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Educação Por Escrito implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Educação Por Escrito as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.