Ensino Médio Integrado e o Educando: possibilidade de inserção no mercado do trabalho e perspectiva de ingresso no ensino superior
Abstract
O estudo foi desenvolvido com o objetivo de averiguar que perspectiva teria os alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado – EMI - da Escola Estadual Profº. José Barroso Tostes, Santana-AP, em relação ao mercado de trabalho e inserção ao nível superior através do vestibular. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito da temática, bem como uma pesquisa in loco através de questionário estruturado onde se procurou indagar a respeito dos objetivos propostos. A maioria dos pesquisados optaram pelo EMI em função do mercado do trabalho, mas também um número significativo desses educandos tem como objetivo futuro o ensino de nível superior, no entanto, mesmo tendo essa perspectiva de ingresso na faculdade, também está relacionada ao mercado de trabalho, já que a formação através do EMI pode proporcionar melhores possibilidades de ingresso no mercado/mundo do trabalho, ainda mais nesta realidade globalizada capitalista em que se vivencia. Ressaltando que o EMI no Estado do Amapá foi implantado recentemente e conhecer a posição/perspectivas do educando desse curso contribuirá para futuras análises do processo de implantação/desenvolvimento do curso neste Estado.Downloads
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