Vestidas de azul e branco: o feminino uniforme no Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950)

Authors

  • Raphael Castanheira Scholl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alice Rigoni Jacques Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Abstract

O uniforme é um elemento próprio da cultura escolar. no presente estudo objetivamos debater acerca das representações e transformações dos uniformes escolares femininos, durante a década de 1950, tomando como aporte de análise os documentos imagéticos pertencentes ao memorial do colégio farroupilha de porto alegre/rs. o uniforme escolar estabelece em seu uso um ato de pertencimento, no qual deve o aluno honrar o nome, as cores, a tradição e o emblema da escola a qual está vinculado. tendo o uniforme se constituído como um elemento da cultura da escola, é possível, através de uma análise de imagens fotográficas, identificar traços visíveis entre as mudanças históricas da moda feminina incorporadas aos usos e funções sociais do uniforme escolar. através da análise de imagens e de documentos textuais consultados, percebe-se que o uso do uniforme escolar no colégio farroupilha não foi imposto, mas afirmou-se como uma prática e um artefato da cultura escolar da instituição ao longo do tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raphael Castanheira Scholl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação (PUC-RS, com Bolsa CNPq). Atualmente, é Doutorando em Educação (PUC-RS) e integrante do Grupo de Pesquisa Histórias e Memórias da Educação Brasileira e da Cultura Escolar.

Alice Rigoni Jacques, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação (PUC-RS, com Bolsa CAPES). Atualmente, é Doutoranda em Educação (PUC-RS).

Published

2012-07-24

How to Cite

Scholl, R. C., & Rigoni Jacques, A. (2012). Vestidas de azul e branco: o feminino uniforme no Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950). Educação Por Escrito, 3(1). Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/10988

Issue

Section

Articles