Relações étnico-raciais no ensino de ciências

percepções de professoras(es) em um minicurso de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45349

Palavras-chave:

raça, educação, docentes, Lei n. 10.639/2003

Resumo

Este artigo analisa as percepções sobre questões raciais de participantes de um minicurso de formação em relações étnico-raciais no ensino de ciências. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados questionários online, respondidos pelas(os) participantes antes e depois da realização do minicurso. Os resultados da pesquisa corroboram os estudos realizados na área, que apontam que as(os) docentes têm dificuldades para perceber e, por consequência, intervir em situações de racismo no cotidiano escolar. Também chamou a atenção o desconhecimento acerca da Lei n. 10.639/2003 antes da formação. Entretanto, após a realização do minicurso, foi possível notar mudança nas percepções das(os) cursistas. As(os) profissionais em formação conseguiram compreender a necessidade de debater e refletir sobre a temática étnico-racial na educação; assim como passaram a visualizar o racismo no cotidiano escolar e as possibilidades de inserir a história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas no ensino de ciências.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Nunes de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde e Comunicação e Cultura. Doutora em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Alessandra Pio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Instituto Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-07-09

Como Citar

Nunes de Sousa, A. L., & Pio, A. (2025). Relações étnico-raciais no ensino de ciências: percepções de professoras(es) em um minicurso de formação. Educação Por Escrito, 16(1), e45349. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2025.1.45349

Edição

Seção

Relações Etnico-Raciais