A universidade enquanto (não)lugar: reflexões sobre fatores de engajamento e lugarização de estudantes

Autores

  • Adriana Justin Cerveira Kampff Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rosa Eulógia Ramirez Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lidiane Ramirez de Amorim Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.33128

Palavras-chave:

Engajamento, Permanência, Universidade, Lugar, Não lugar.

Resumo

As instituições de Ensino Superior, num cenário de competitividade cada vez mais acirrado, compartilham, atualmente, de um mesmo desafio: além de atrair novos estudantes, como mantê-los? Como engajá-los no cotidiano a fim de que considerem a Universidade um lugar de permanência e não somente um (não)lugar (AUGÉ, 2010, 2012) de passagem? Escolhemos a perspectiva antropológica sobre lugares e não-lugares proposta por Augé para tecer reflexões acerca do engajamento estudantil, enquanto dimensão central na gestão identitários, históricos e relacionais. Ambientes dotados de valor, de sentimentos, de experiência, de sentidos, de vínculos. Já os não-lugares, ao contrário, são espaços, normalmente, de circulação, onde não se inscrevem relações sociais duradouras e as relações são baseadas em contratos, com discursos prescritivos, imperativos, que não chegam a gerar vínculos (AUGÉ, 2010, 2012). Acreditamos que as estratégias de engajamento das IES configuram-se em dimensões fundamentais para tornarem o ambiente acadêmico lugares antropológicos, relacionais, repletos de sentidos para seus estudantes, desenvolvendo não somente suas habilidades cognitivas, mas gerando experiências e aprendizagens significativas e relevantes. Tal envolvimento, por sua vez, além de influenciar positivamente no desempenho acadêmico do estudante (GUERREIRO-CASANOVA; POLYDORO, 2010; ASTIN, 1977, 1993), também contribui para a permanência do aluno e a consolidação de sua trajetória universitária (TINTO, 2000), impactando na sustentabilidade institucional. De acordo com Augé (2012, p. 87) “assim como os lugares antropológicos criam um social orgânico, os não lugares criam tensão solitária”. Nessa perspectiva, o lugar se constrói em meio a sensibilidades e fragmentos identitários do sujeito e/ou da dimensão que ali se lugariza. Uma dimensão lugarizada, significa dizer que entre ela e o lugar há um vínculo constituído, uma ligação que a torna parte, uma sensação plena de pertencimento. A proposta do artigo é aprofundar as reflexões sobre o engajamento estudantil em uma Universidade confessional do Rio Grande do Sul, como fator de lugarização. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico a partir dos autores de referência, já mencionados, complementado com análise documental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão Curricular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduação em Informática – Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Diretora de Graduação, compondo a equipe da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada, da PUCRS

Rosa Eulógia Ramirez, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialização em Neuropsicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Lidiane Ramirez de Amorim, Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), RS

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid (UCM-Espanha). Mestre em Comunicação pela mesma universidade, com formação em Comunicação Institucional pela Universidade Austral (Arg.) e graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua profissionalmente como Assessora de Comunicação e Marketing da PUCRS.

Referências

ASTIN, Alexander W. Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Development, v. 40, n. 5, p. 518-528, set./out. 1999.

AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012a.

AUGÉ, Marc. Para onde foi o futuro? Campinas: Papirus, 2012b.

AUGÉ, Marc. Por uma antropologia da mobilidade. Maceió: Editora Unesp/UFAL, 2010.

BAITELLO, N. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker Editores. 2008.

BARKLEY, Elizabeth F. Student Engagement Techniques: a Handbook for College Faculty. Jossey-Bass. 2016.

BRAULT-LABBÉ, Anne; DUBÉ, Lise. Mieux comprendre l’engagement psychologique revue théorique et proposition d’un modèle intégratif. Les Cahiers Internationaux de Psychologie Sociale, n. 81, p. 115-131, 2009.

CAMPBELL, Corbin; CABRERA, Alberto. How sound is NSSE?: Investigating the psychometric properties of NSSE at a public, researchextensive institution. The Review of Higher Education, Maryland, USA, v. 35, n. 1, p. 77-103, 2011.

COSTA; Vitória. Engajamento acadêmico: aportes para os processos de avaliação da educação. superior XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2017. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26956_13785.pdf>. Acesso em: maio 2018.

CASTROGIOVANNI, Antonio. Lugar, no-lugar y entre-lugares. Los ángulos del espacio turístico. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 16, p. 05-25, 2007. Guerreiro-Casanova, D. C.; Polydoro , S. A. J. Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, 31(1), 50-65, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932011000100006

HARPER, Shaun; QUAYE, Stephen John (Ed.). Participación de los estudiantes en la educación superior: perspectivas teóricas y enfoques prácticos para poblaciones diversas. Nueva York y Londres: Routledge, 2014.

INEP.GOv.br-http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao superior-1690610854/40111. Acesso em: maio 2018.

MARTI, Nathan. Dimension of student engagement in american community colleges: using the community colleges: using the community colleges student report in research and practice. Community College Journal of Research and Practice, USA, n. 33, p. 1-24, 2011.

MARTINS, Letícia Martins de; RIBEIRO, José Luis Duarte. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 223-247, mar. 2017.

MCCORMICK, Alexander; KINZIE, Jillian; GONYEA, Robert. Compromiso de los estudiantes: unir la investigación y la práctica para mejorar la calidad de la educación de pregrado. Educación superior. Springer Países Bajos, 2013. p. 4792.

MUMBY, Dennis K. Reflexões críticas sobre comunicação e humanização nas organizações. In: KUNSCH, Margarida M. K. A Comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano: Difusão, 2010.

KUH, George. Participación de los estudiantes en el primer año de la universidad. Desafiando y apoyando al estudiante de primer año: un manual para mejorar el primer año de la universidad, Nueva Jersey, EE. UU. 2009.

PDI-PUCRS. Plano de Desenvolvimento Institucional PUCRS 2016-2022. Porto Alegre, 2016.

RIVIÈRE, Pichon-Enrique. Teoria do vínculo. São Paulo: Martins Fontes,1998.

RS-PUCRS. Relatório Social da PUCRS 2016. Porto Alegre, 2017. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/relatoriosocial/2016/#!/br/home>. Acesso em: 20 set. 2018.

TROWLER, Vicki. Student engagement literature review. 2010. Disponível em: < https://www.heacademy.ac.uk/system/files/studentengagementliteraturereview_1.pdf>. Acesso em: ago. 2018.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Eduel, 2013.

ZEPKE, Nick; LEACH, Linda; BUTLER, Philippa. Noninstitutional influences and student perceptions of success. Studies in Higher Education, v. 36, n. 2, p. 227-242, 2011.

ZIMMERMANN, David E. Os quatro vínculos: Amor, ódio, conhecimento, reconhecimento na psicanálise e em nossas vidas. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2019-01-23

Como Citar

Kampff, A. J. C., Ramirez, R. E., & Amorim, L. R. de. (2019). A universidade enquanto (não)lugar: reflexões sobre fatores de engajamento e lugarização de estudantes. Educação Por Escrito, 9(2), 347–360. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.33128

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil