A modernização da educação pública brasileira e a necessidade de uma gestão educacional por competência
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.32233Palavras-chave:
Gestão Pública, Gestão por Competência, Educação PúblicaResumo
Sem a pretensão de aprofundar ou esgotar o tema, este artigo limitou-se a analisar a viabilidade da introdução da gestão por competência no âmbito da gerência educacional em razão das exigências trazidas pela globalização. O estudo analisa como o processo de modernização do sistema de educação brasileiro necessita de mudanças em seus paradigmas e a pertinência da gestão educacional no centro dessas mudanças. Tem-se como uma possível sugestão a criação de políticas públicas para se pensar um modelo de capacitação de gestores de instituições públicas de ensino a partir de um processo abrangente e transdisciplinar, no qual odesenvolvimento de habilidades com vistas a alcançar competências variadaspossa constituir um novo acervo de atitudes e comportamentos adequados, nãopara suprir as exigências dos financiadores internacionais da educação brasileira,mas para cumprir com a função social a qual é determinada para a escola.
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