Professoras e professores surdos e bullying: um debate necessário
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.32058Palavras-chave:
docentes surdos, LIBRAS, alunos ouvintes, bullying.Resumo
Neste artigo, aborda-se como temática o bullying vivenciado por docentes surdos que atuam com os alunos ouvintes. Tendo como objetivo analisar o tipo de postura subjetiva que os docentes surdos possuem em relação a situações de bullying, ressaltam-se as diferentes perspectivas do fenômeno contra os surdos no ambiente escolar. Os procedimentos metodológicos foram os estudos dos referenciais teóricos e a aplicação de questionários para docentes surdos. Os resultados demonstraram que o docente surdo também necessita de preparação para situações de bullying, de modo a fortalecer sua subjetividade para uma postura de superação positiva. Alguns docentes surdos conseguiram se fortalecer diante das experiências vividas, ao passo que outros não se encontravam preparados para atuar em sala numa ocorrência de bullying. Ainda há aqueles que se encontram seriamente traumatizados. Nesta direção aponta-se a necessidade de espaços educacionais inclusivos para estudantes e professores em todos os níveis e modalidades de ensino.
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