O ensino com ênfase na aprendizagem colaborativa – reflexão sobre uma experiência na disciplina de teoria do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.30993Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa., Conhecimento., Educação., Sala de aula invertidaResumo
O objetivo primordial desse artigo consiste em promover uma reflexão sobre a aprendizagem colaborativa, tendo como motivação uma experiência vivenciada na ação docente, oriunda da aplicação da sala de aula invertida na disciplina de Teoria do Conhecimento. A nossa reflexão é orientada pela seguinte questão: como tornar os estudantes ativos, participativos e responsáveis pela sua aprendizagem do pensamento filosófico? O presente artigo encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira, pretendemos fazer uma abordagem sobre os aspectos que caracterizam a aprendizagem colaborativa, bem como explicitar os elementos constitutivos da metodologia sala de aula invertida considerada como uma estratégia para a promoção desse tipo de aprendizagem. Na segunda, o intuito é refletir sobre a referida experiência relacionada à utilização da metodologia sala de aula invertida.
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