Repercussão da área específica de conhecimento na constituição e expressividade docente

Autores

  • Mirian Haubold Barbosa Centro Universitário Franciscano
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia UFSM
  • Claudia Terezinha Quadros Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil http://orcid.org/0000-0002-6631-5844

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27561

Palavras-chave:

Conhecimento específico, Formação docente, Expressividade docente

Resumo

Este trabalho tem como tema, a influência da área específica do conhecimento na concepção e na atuação docente. A pessoa docente engloba todas as suas facetas mentais, psicológicas e relacionais, traçadas em um perfil próprio, elaborando e reelaborando a si mesma. Esse processo vivencial ancora-se nessa matriz pessoal, através de experiências sensíveis ao meio relacional, integrando as três dimensões: pessoal, espacial-temporal e qualidade de ambiência. Objetivamos compreender a maneira e em que medida o conhecimento específico interfere na construção da trajetória docente no exercício da atividade formativa. Utilizamos a abordagem qualitativa de cunho narrativo envolvendo a análise de entrevistas de docentes das áreas de Ciências Exatas e da Terra e das Ciências Sociais e Aplicadas. Para metodologia escolhemos a análise textual discursiva, a partir de um processo elaborativo de sentido e significado, ressaltam a importância da relação pessoa-professor-área específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Terezinha Quadros, Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil

Licenciatura em Educação Física - UFSM

Especialização em Ciência do Movimento Humano - UFSM

Mestrado em Educação - UFSM

Doutoranda em Educação - UFSM

Professora do curso de Educação Física ULBRA - Campus Cachoeira do Sul e Santa Maria

Referências

ABRAHAM, A. El mundo interior do los enseñantes. Barcelona: Gedisa, 1987.

BARBOSA, M. A formação do professor – supervisor de terapias psicodinâmicas: um estudo de educação médica. Santa Maria, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria.

BARBOSA, M.; ISAIA, S. Mundo interno e mundo externo: espaços constitutivos do professor-orientador? Anped Sul , 9., Caxias do Sul, abr. 2012.

BARBOSA, M. Vivências constitutivas do professor-orientador: entre Narciso e Minotauro, um legado e uma despedida. Santa Maria, 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria.

BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDEZ, M. La investigación biográfica-narrativa em educación. Madrid: La Muralla, 2001.

CONNELLY y CLANDININ. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: GAMBOA, s. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p. 9-19, jan.-jun. 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.uepg.br>. Acesso em: 03 abril 2017

GOODSON, I. Profesorado e historias de vida: un campo de investigación emergente. In: GOODSON, I. (Ed.). Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004. p. 45-62.

HELLER, A. Teoría de los sentimientos. 2. ed. Barcelona: Fontanara, 1982.

ISAIA, S.; ROCHA. A. Projeto “Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento”. Relatório Final. CNPq, 2013.

ISAIA, S. Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência na atuação docente. Projeto de Pesquisa. CNPq/PQ, 2012.

ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, M. I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007a. p. 161-177.

ISAIA, S. Professor de licenciatura: concepções de docência. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: Fapergs/Ries, 2003b. p. 263-277.

ISAIA, S. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos e a aprendizagem de ser professor. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D.; MACIEL. Pedagogia universitária. Tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. p. 121-144.

ISAIA, S. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (Orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: Inep, 2006a. v. 5, p. 63-84. (Coleção Educação Superior em Debate).

ISAIA, S. Ciclos de vida profissional docente: delineamento teórico-metodológico específico para professores do ensino superior. In: ALONSO, Cleuza M. M. C. (Org.). Reflexões sobre políticas educativas. Encontro Internacional de Pesquisadores de Políticas Educativas . I., 2005, Santa Maria – Universidade Federal de Santa Maria e Universid de la Republica Montevideo, AUGM, 2005. p. 35-44.

ISAIA, S. Professor de licenciatura: concepções de docência. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: Fapergs/Ries, 2003b. p. 263-277.

ISAIA, S. Verbetes. In: CUNHA, Maria Isabel; ISAIA, Silvia de Aguiar. Professor da educação superior. In: MOROSINI, Marília (Ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília, 2006b. v. 2: p. 367, 368, 369, 371, 373, 376, 377.

ISAIA, S. Ciclos de vida profissional de professores do ensino superior: um estudo comparativo sobre trajetórias docentes. Relatório Final. Bolsa PQ/CNPq, 2007-2010.

ISAIA, S. Aprendizagem docente: sua compreensão a partir das narrativas de professores. In: TRAVESSINI, C.; EGGERT, E.; PERES, E.; BONIN, I. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MACIEL, A. Formação na docência universitária? Realidade e possibilidades a partir do contexto da Universidade de Cruz Alta. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, 2000.

McEWAN, H. Las narrativas en el estudio de la docência. In: McEWAN y EGAN (Comps.). La narrativa en la enseñanza, el aprendizaje y la investigación. Buenos Aires: Amorrortu, 1998.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

MORAIS, R. Educação contemporânea: olhares e cenários. São Paulo: Alínea, 2003.

Downloads

Publicado

2018-07-17

Como Citar

Barbosa, M. H., Isaia, S. M. de A., & Quadros, C. T. (2018). Repercussão da área específica de conhecimento na constituição e expressividade docente. Educação Por Escrito, 9(1), 102–117. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27561

Edição

Seção

Artigos