Concepções e práticas acerca da formação continuada e o papel da gestão escolar: narrativas de professoras
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27231Palavras-chave:
Formação continuada, Gestão, Professoras, Concepções e práticasResumo
Neste artigo, apresentam-se as discussões resultantes da pesquisa “Concepções e práticas acerca da formação continuada e o papel da gestão: narrativas de professoras”, que teve como foco compreender as concepções de professoras sobre formação continuada e sobre o modo como a gestão encaminha essas atividades. Tendo um papel significativo ao mediar o planejamento e a participação dos professores, a gestão busca coletivamente a compreensão sobre a importância dessas práticas para o trabalho docente. Defende-se o espaço da escola como o mais rico para essas atividades, partindo das experiências e das vivências das professoras. Freire (1996), Marcelo Garcia (1999), Bolzan (2002), Nóvoa (2009), Vaillant, Marcelo Garcia (2012) e Libâneo (2013) são alguns dos autores base. A metodologia utilizada é qualitativa, com abordagem narrativa sociocultural e entrevistas narrativas semiestruturadas com professoras da rede municipal de educação do município de Júlio de Castilhos. Essas narrativas permitiram construir as dimensões categoriais concepções e práticas de formação e papel da gestão, que expressam a formação continuada como atividade prevista e planejada pela gestão. Porém não tendo ainda sua importância e suas implicações para o trabalho na escola incorporadas pelos docentes e pela gestão quando se refere à maneira como é enfrentada. A oferta dessas atividades advém significativamente do cumprimento de planejamento/cronograma de gestão, e, a partir deste, as professoras buscam “aproveitarse” de algo que seja satisfatório para o trabalho docente. Assim, destaca-se o papel da gestão ao possibilitar e considerar espaços para escuta, reflexão e compartilhamento de experiências como base para o planejamento.
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