Ambientalização do currículo no Brasil: levantamento de teses e dissertações entre 2011 e 2014
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.25527Palavras-chave:
Ambientalização, Currículo, Educação ambiental.Resumo
Este artigo tem como objetivo contribuir com o estado de conhecimento de pesquisas sobre a ambientalização do currículo. As considerações feitas referem se ao levantamento de teses e dissertações que constaram nos bancos da CAPES e do IBICT entre 2011 e 2014. Observou-se que, na educação básica, as pesquisas buscaram compreender como o currículo se relacionava à temática ambiental nas práticas pedagógicas e nas percepções e representações dos atores da instituição. Muitos autores observaram a incorporação das questões ambientais na escola, mas verificaram a necessidade de refletir sobre a existência de uma disciplina de Educação Ambiental. Já as pesquisas realizadas na educação superior objetivaram conhecer disciplinas que abordavam a temática ambiental em diferentes cursos. Dessa forma, acredita-se que o estado do conhecimento pode contribuir nas futuras pesquisas sobre o tema, bem como nas ações de ambientalização nas escolas e nas universidades.
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