Dificuldades de aprendizagem e problemas emocionais: reflexões sobre a necessidade de uma proposta de formação docente

Autores

  • Marlene Rozek Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Giacobo Serra Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.19475

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem. Problemas emocionais. Formação docente.

Resumo

O estudo teve como objetivo conhecer as dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças e adolescentes que receberam atendimento psicopedagógico em um serviço de apoio pertencente a uma universidade
no rio grande do sul. Os dados foram avaliados através da análise de conteúdo de bardin. Os resultados apontam um elevado índice de dificuldades afetivo-emocionais nestas crianças. Os achados demonstram a importância de
compreender o papel dos processos emocionais no desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem. Neste trabalho, também discutimos a necessidade de uma proposta de formação para os professores das crianças cujos prontuários foram analisados. Esta formação não deve limitar-se à apropriação de um instrumental técnico que ofereça um receituário para a eficiência, pois o desenvolvimento de uma escolarização mais adequada para
crianças com dificuldades emocionais também passa pela problematização da relação professor-aluno. Torna-se necessário investir na construção de um diálogo que respeite a existência entre ambas as partes, caracterizado
pela escuta do outro, na vontade de descobrir, compreender e respeitar o aluno enquanto um sujeito que traz consigo a sua história, as suas dificuldades, mas que também carrega um conjunto de potencialidades para aprender e desenvolver-se.

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Biografia do Autor

Marlene Rozek, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Rodrigo Giacobo Serra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Autónoma de Barcelona, Estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

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Publicado

2015-04-23

Como Citar

Rozek, M., & Serra, R. G. (2015). Dificuldades de aprendizagem e problemas emocionais: reflexões sobre a necessidade de uma proposta de formação docente. Educação Por Escrito, 6(1), 167–184. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.19475

Edição

Seção

Artigos