Habilidades e competências docente no ambiente virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.17749Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, Tecnologias.Resumo
Mudanças radicais, impostas pelo processo de globalização, reforçada pela introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação, presentes em todos os âmbitos sociais, vem impondo uma nova ordem mundial e reconfigurando todos os setores. As tecnologias de informação e comunicação se inserem no cotidiano de quase todos os setores da sociedade contemporânea, provocando o surgimento de diferentes formas de se comunicar, trabalhar e de produzir novos conhecimentos. Muito embora, seja um fator histórico, a introdução das inovações nas escolas, ainda hoje ocorre muito tempo após essas mesmas inovações, serem incorporadas, em tantos outros meios sociais e, nesse sentido, cabe à escola, como ambiente de formação, romper sua forma histórica de agir, fazendo frente, e, sobretudo, estando à frente desses novos desafios. Nesse sentido, cabe aos envolvidos no processo educacional, o direcionamento de novas abordagens de modo a atender às necessidades da sociedade contemporânea e, para isso, necessário se faz o aprimoramento de ações didáticos-pedagógica que venham orientar o processo educacional de modo a proporcionar uma aprendizagem mais efetiva em todo o tempo e lugar. O presente artigo visa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, levantar as principais habilidades e competências necessárias ao docente no trabalho com a metodologia de EaD.
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