Por entre as linhas: imaginário, saberes e fazeres docente
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16949Palavras-chave:
Educação Física. Prática pedagógica. Diários de classe.Resumo
Este artigo trata de uma experiência, na prática de pesquisa em educação sobre o exercício de
reflexão de um professor de educação física, referente à sua prática, mediante o registro de atividades. À luz dos procedimentos da Análise de Conteúdo, referencial construído por Bardin (2002), foram analisados os textos de oito diários de classe. Emergiram muitos elementos sobre a prática do professor, dentre eles, destacou-se o significado do espaço físico escolar e a relação, desse espaço, com os saberes e fazeres docentes, trazidos pelo seu autor. Ao analisar os textos dos diários, isto é, apreender, pela e na narração, o que o professor pensa, sente, sabe e faz, enquanto profissional, incorpora-se à interlocução a produção de texto fundamentador, como possibilidade de traduzir, teoricamente, os posicionamentos do pesquisado, produtores de sentido, implícitos e/
ou explícitos na reflexão. Esse exercício, realizado (análise, interpretação e interlocução mediadas, pela devida fundamentação teórica) constituiu o processo de investigação.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças. Processos de ensinagem na universidade. Joinville: Ed. UNIVILLE, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2001.
CONTRERAS, Domingo José. La autonomía del profesorado. Madrid: Ediciones Morata, 1997.
DUCKUR, Lusirene Costa Bezerra. Em busca da formação de indivíduos autônomos nas aulas de educação física. São Paulo, Campinas: Autores Associados, 2004.
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GHIRALDELLI, Paulo. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
HERNÁNDEZ, F. El relato biográfico em sociologia. Revista Internacional de Sociología, v. 44, n. 3, p. 227-294, 1986.
HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan.-abr. 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
NÓVOA. António. Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. In: O REGRESSO DOS PROFESSORES – conferência Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Lisboa, Parque das Nações, Pavilhão Atlântico, Sala Nónio 27 e 28 de setembro de 2007.
ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
RODRIGUES, S. B. P. Espaço escolar e cidadania excluída. Rio de Janeiro, Revan, 2003.
SÁ, C. P. de.; ARRUDA, A. O estudo das Representações Sociais no Brasil. In: Revista de Ciências Humanas, Florianópolis: EDUFSC, ed. esp. temática, p. 11-31, 2000.
SANTIN, S. Textos malditos. Porto Alegre: EST. Edições, 2002.
SEVERINO, A. de J. A escola e a construção da cidadania. In: MARTINS, J. de S. et al. Sociedade civil. São Paulo: Papirus, 1992.
SHIGUNOV, V. A influência dos espaços físicos e materiais esportivos das escolas públicas no desempenho do professor de educação física. In: Anais do X COMBRACE, Goiânia, v. I, p. 679-686, 1997.
SCHÖN, Donald. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992.
SOUZA LIMA, M. W. Espaços Educativos: usos e construções. Brasília, MEC, 1998.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. In: Revista Brasileira da Educação,
n. 13, jan.-abr, 2000, n 13.
VAGO, T. M. Cultura escolar cultivo de corpos: Educação Physica e Gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
VIÑAO, Antonio. Espaços, usos e funções; a localização e disposição física da direção escolar na escola graduada. In: BENCOSTTA, Maucus Levy (Org.). História da educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.