Inclusão escolar e ressignificação da formação docente: possibilidades e desafios a partir das contribuições de Gadamer
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16618Palavras-chave:
Educação. Inclusão. Formação docente. Abertura ao outro. Hans-Georg Gadamer.Resumo
O presente artigo é decorrente de um estudo bibliográfico. Tal estudo procurou problematizar a postura antidialógica – decorrente da influência da racionalidade instrumental – que caracteriza a ação de alguns docentes que lidam com os alunos portadores de necessidades especiais. O estudo permite inferir algumas contribuições que o diálogo – na perspectiva gadameriana – pode trazer para a superação dos obstáculos ao diálogo na escola que não favorecem a inclusão escolar e a formação docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília, 2006.
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Disponível em: http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf. Acesso em: 10 set. 2013.
CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ACESSO E QUALIDADE. Declaração de Salamanca. Salamanca: UNESCO, 1994.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Filosofia e formação docente. In: KUIAVA, Evaldo Antônio; SANGALLI, Idalgo José; CARBONARA, Vanderlei. Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.
ESQUINSANI, Valdocir Antonio. “Eles não me entendem!” Reflexões sobre a necessidade do diálogo. In: MUHL, Eldon Henrique; ESQUINSANI, Valdocir, Antonio (Org.). O diálogo ressignificando o cotidiano escolar. Passo Fundo: UPF, 2004.
FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2010.
GRONDIN, Jean. Hans-Georg Gadamer. Una Biografia. Barcelona, Herder: 2000.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP& A, 2002.
KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 833-849, jul.-set. 2012.
LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis: Vozes, 2007.
PORTILHO, Evelise Maria Labatut; MESQUIDA, Peri; OLIVIER, Cláudio. Da formação de professores à condição de educador. Educação & Linguagem. v. 10, n. 16, p. 173-188, jul.-dez., 2007.
ROZEK, Marlene. As contribuições da hermenêutica de Gadamer para a formação de professores. Educação, v. 36, n. 1, p. 115-120, jan.-abr. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.