Inclusão escolar e ressignificação da formação docente: possibilidades e desafios a partir das contribuições de Gadamer

Autores

  • Tamara Véras de Bitencourt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Paula Araújo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16618

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Formação docente. Abertura ao outro. Hans-Georg Gadamer.

Resumo

O presente artigo é decorrente de um estudo bibliográfico. Tal estudo procurou problematizar a postura antidialógica – decorrente da influência da racionalidade instrumental – que caracteriza a ação de alguns docentes que lidam com os alunos portadores de necessidades especiais. O estudo permite inferir algumas contribuições que o diálogo – na perspectiva gadameriana – pode trazer para a superação dos obstáculos ao diálogo na escola que não favorecem a inclusão escolar e a formação docente.

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Biografia do Autor

Tamara Véras de Bitencourt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras, especialista em Psicopedagogia, Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS

Ana Paula Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda da FACED PUCRS, Mestre em Educação pela PUCRS, Coord. Pedagógica da EMEF Migrantes, Especialista em Supervisão Escolar

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

Bitencourt, T. V. de, & Araújo, A. P. (2014). Inclusão escolar e ressignificação da formação docente: possibilidades e desafios a partir das contribuições de Gadamer. Educação Por Escrito, 5(1), 41–50. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16618

Edição

Seção

Artigos