Educomunicação e Formação de Professores no projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola” (TIME): conexões entre práticas de ensino e de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.15848Palavras-chave:
Professores. Educomunicação. Práticas de Ensino. Aprendizagem.Resumo
É possível haver horizontalidade entre a formação de professores e a formação dos alunos? Como se explicita a horizontalidade entre as práticas de ensino dos professores e as práticas de aprendizagem de alunos no que se refere à leitura e ao uso das tecnologias e mídias na educação? Este artigo descreve a experiência desenvolvida entre os anos 2007 e 2009 no projeto TIME (Tecnologias e Mídias Interativas na Escola). Nesse projeto, a Unicamp e duas escolas municipais de Hortolândia (SP) vivenciaram a experiência de recusar a verticalização ao apostar que alunos e professores aprendem e se formam mediante as múltiplas possibilidades de conexão entre saberes e conhecimentos. A opção teórica do estudo converge a metáfora do rizoma, multiplicidades, linhas e conexões. A experiência de formação aqui será lida, portanto, como um texto em sua tessitura e um mapa em seu devir. A metodologia de investigação pautou-se no registro escrito e imagético dos encontros de formação, nos relatórios e, posteriormente, nos artigos de professores e estudantes contidos nos livros digital e impresso Tecnologias e Mídias Interativas na Escola: Projeto TIME, datados de 2010 e 2011. Ao final, são apresentadas as evidências sobre a formação de alunos e a Educomunicação como vertente e vetor formativo.Downloads
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