Diários de aula: análise de diários de uma professora de um curso superior de tecnologia de Porto Alegre, RS
Resumo
O presente estudo busca aproximar a metodologia dos diários de aula (cf. ZABALZA, 2004), da prática de uma docente de um curso superior de tecnologia em uma faculdade da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, analisamos três aulas registradas pela professora. Buscou-se identificar padrões de escrita nas anotações realizadas. Foram identificadas duas categorias principais; a primeira em relação à preparação da aula e os materiais necessários; e a segunda aparece na adjetivação das aulas, dos alunos e da própria professora. Os diários não deixam transparecer dúvidas, inquietações ou dilemas, mas permitem identificar características das aulas e da prática da docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.