Diários de aula: análise de diários de uma professora de um curso superior de tecnologia de Porto Alegre, RS

Autores

  • Marcelo Oliveira da Silva Faculdade Senac Porto Alegre

Resumo

O presente estudo busca aproximar a metodologia dos diários de aula (cf. ZABALZA, 2004), da prática de uma docente de um curso superior de tecnologia em uma faculdade da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, analisamos três aulas registradas pela professora. Buscou-se identificar padrões de escrita nas anotações realizadas. Foram identificadas duas categorias principais; a primeira em relação à preparação da aula e os materiais necessários; e a segunda aparece na adjetivação das aulas, dos alunos e da própria professora. Os diários não deixam transparecer dúvidas, inquietações ou dilemas, mas permitem identificar características das aulas e da prática da docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Oliveira da Silva, Faculdade Senac Porto Alegre

Pestrando em Educação PUC RS

Downloads

Publicado

2014-01-29

Como Citar

Silva, M. O. da. (2014). Diários de aula: análise de diários de uma professora de um curso superior de tecnologia de Porto Alegre, RS. Educação Por Escrito, 4(2), 114–128. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/15224