Psicologia do Desenvolvimento, Educação a Distância e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Psicologia do desenvolvimento, Educação a distância, Tecnologia educacional, Cibercultura.

Resumo

 

Este estudo teve por objetivo discutir as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a educação a distância (EAD). Para conduzir a discussão, foram empregadas as noções de ambiente e de matriz sócio-histórica propostas por Bronfenbrenner e pela Rede de Significações, respectivamente, além dos conceitos de comunidades virtuais de aprendizagem e de cibercultura. Na EAD, a comunidade passa a abarcar o caráter da imprevisibilidade, efemeridade e também das múltiplas possibilidades de rearranjos e de formação de subcomunidades. As redes sociais também seriam orientadas por uma matriz sócio-histórica mais ampla, aliando elementos da cibercultura e das diferentes sociedades. Concluiu-se que a Psicologia do Desenvolvimento pode contribuir para novas leituras acerca da EAD e de suas possibilidades na contemporaneidade.

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Como Citar

Scorsolini-Comin, F. (2013). Psicologia do Desenvolvimento, Educação a Distância e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Psico, 44(3), 352–361. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/15822

Edição

Seção

Artigos