Dá-me tua rebeldia que eu te compro uns belos sapatos: o “ser admirável” como moeda midiática de troca*
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5297Palavras-chave:
Meios de comunicação, visibilidade, juventudeResumo
Tomando como objeto de análise a telenovela mexicana Rebelde, tem-se por objetivo problematizar algumas das bases estésicas e estéticas que compõem o modo de aparecimento juvenil neste produto midiático, problematizando, entre outros, o sistema de agenciamento do gosto ali evidenciado e as estratégias de visibilidade por ele articuladas. Dialogando com Landowsky, Morin e Prokop, entre outros, propõe uma reflexão sobre alguns dos impactos das articulações entre imagem do jovem e imaginário juvenil propostas e percebidas desde esta telenovela.Downloads
Referências
APPADURAI, Arjun. Disjunção e diferença na economia cultural global. In. FEATHERSTONE, Mike. Cultura global. Petrópolis: Vozes, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 1995.
DELEUZE, Gelles. & GUATTARI, Félix. Micropolítica e segmentaridade. In: Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 34, 1996.
DELEUZE, Gilles. Post-criptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Rio de Janeiro: 1992.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1979.
KOKOREFF, Michel. L´autocélébration de la televisión et ses paradoxes. In: Quaderni. Paris: CREDAP, Université Paris Dauphine, n. 9, p. 19-39, 1989/1990.
LANDOWSKY, Eric. Gosto se discute. In: LANDOWSKY, Eric e FIORIN, José Luiz (Org.). O gosto da gente, o gosto das coisas. São Paulo: EDUC, 1997.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio. Ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Relógio D´Água, 1989.
MAUTNER, Anna Verônica. As grifes humanas. In: Folha de S. Paulo. São Paulo, 5 dez. 2002.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. Necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
PERNIOLA, Mario. Do sentir. Lisboa: Presença, 1993.
PROKOP, Dieter. Fascinação e tédio na comunicação. Produtos de monopólio e consciência. In: PROKOP, Dieter. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1986.
ROCHA, Rose de Melo. Você sabe para quem está olhando?. In: BAITELLO, Norval (Org.). Os meios da (in)comunicação. São Paulo: Annablume, 2004.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.