Por que um evento é Mega

a falta de consenso acerca do significado de “eventos” e “megaeventos esportivos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42788

Palavras-chave:

megaeventos, eventos, comunicação, estratégia, marketing

Resumo

Embora cresça no mundo todo a quantidade de eventos globais, notadamente, os esportivos, poucos autores voltam-se à definição de quais deles podem ser considerados megaeventos. Dependendo do campo de estudo, uma categoria é sobrevalorizada às demais (por exemplo, o impacto econômico, turístico, midiático e ou de transformação urbana). A proposta, neste momento, é considerar a produção bibliográfica acerca das conceituações de megaeventos – tanto aquelas focadas em alguns campos como as que tenham formulações mais amplas – e elaborar um modelo que permita o reconhecimento dos megaeventos, em sua totalidade, com olhar especial às atividades esportivas globais.

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Biografia do Autor

Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo (USP); Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, SP, Brasil.

Livre-docente em Opinião Pública pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; pós-doutorado em Comunicação e Publicidade pela Universidade de Málaga (UMA), em Málaga, Espanha; mestre em Comunicação e Mercado; especialista em Teoria da Comunicação; e graduado em Relações Públicas pela Faculdade Casper Líbero, em São Paulo, SP, Brasil.

Flavio Agnelli, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Bauru, SP, Brasil. Doutorando em comunicação na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

de Farias, L. A., & Agnelli Mesquita, F. (2023). Por que um evento é Mega: a falta de consenso acerca do significado de “eventos” e “megaeventos esportivos”. Revista FAMECOS, 30(1), e42788. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42788

Edição

Seção

Relações Públicas