A noção de espaço na apropriação de tecnologias de comunicação no rural contemporâneo

Autores

  • Ana Carolina Escosteguy Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Pesquisadora do CNPq.
  • Aline Bianchini Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.
  • João Vicente Ribas Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo. http://orcid.org/0000-0001-5233-4182

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28325

Palavras-chave:

Estudos culturais, tecnologias de comunicação, espaço rural

Resumo

Na pesquisa Tecnologias de comunicação nas práticas cotidianas: o caso de famílias relacionadas à cadeia agroindustrial do tabaco, desenvolvida no município de Vale do Sol (RS), uma das estratégias de coleta de informações em campo foi focar na predileção dos entrevistados sobre um meio de comunicação. As perguntas “qual o seu meio de comunicação preferido?” e “onde você costuma usá-lo?” geraram a problematização da dinâmica do espaço, tomado aqui como categoria de análise. A partir das tensões e complexidades espaciais, a exemplo das relações entre rural e urbano, ou casa e rua, a proposta é compreender os usos e apropriações de tecnologias de comunicação. Para tanto, consideramos o aspecto físico dos locais de moradia e trabalho das famílias, e o abstrato, a exemplo da implicação simbólica de outra dualidade: modernidade e tradição.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Escosteguy, Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Pesquisadora do CNPq.

Professora visitante da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2018-04-07

Como Citar

Escosteguy, A. C., Bianchini, A., & Ribas, J. V. (2018). A noção de espaço na apropriação de tecnologias de comunicação no rural contemporâneo. Revista FAMECOS, 25(2), ID28325. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28325

Edição

Seção

Mídia e Cultura