Atentado em looping: uma palavra que aciona uma imagem

Autores

  • Ana Paula da Rosa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.4.20992

Palavras-chave:

Midiatização, imagens, atentados

Resumo

Este artigo parte da palavra atentado para tratar das imagens simbólicas construídas pela midiatização. Com os recentes acontecimentos na França envolvendo o jornal Charlie Hebdo e com a divulgação de vídeos pelo grupo Estado Islâmico, questiona-se qual o significado que a palavra atentado convoca? Adota-se a premissa de que o imaginário coletivo é acionado por fenômenos midiáticos toda vez que um atentado ocorre pelo mundo. Então, é possível dizer que há uma figura recorrente, partilhada socialmente, no que se refere à cristalização da imagem da palavra atentado? Assim, este artigo se organiza em três etapas: a) as noções conceituais; b) o contexto midiático de aparecimento/reaparecimento de imagens e c) a articulação dos atentados com a ideia de imagem totêmica pela circulação. A hipótese de base é de que a imagem do 11 de setembro é a figura aderente, convocada seja pelo jornalismo ou por atores sociais de modo a manter uma ligação com o imaginário coletivo.

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Biografia do Autor

Ana Paula da Rosa, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais.

Ana Paula da Rosa é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos, mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é docente no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais onde se dedica a investigar a circulação das imagens. É vice- líder do Grupo de Pesquisa Epistecom na mesma instituição.

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Publicado

2015-09-08

Como Citar

da Rosa, A. P. (2015). Atentado em looping: uma palavra que aciona uma imagem. Revista FAMECOS, 22(4), 135–154. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.4.20992

Edição

Seção

Ciências da Comunicação