Os afetos e a profissão docente
Um olhar aos Enpecs
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.30602Palavras-chave:
Afetividade, Profissão docente, Pensamento complexo e Ensino, Estado do conhecimentoResumo
O presente trabalho consta de uma pesquisa bibliográfica, do tipo “Estado do Conhecimento”, cujo intuito foi mapear as pesquisas recentes no campo do ensino que abordam temáticas referentes à afetividade na constituição da humanidade do homem e de suas inferências no contexto escolar, especificamente, no exercício da profissão docente. Partimos do aparato teórico da Complexidade, de Edgar Morin, para embasar a discussão acerca da importância e da necessidade de religação entre polaridades historicamente contrapostas na cultura, na sociedade e na educação, a exemplo dos polos razão/emoção. Foram analisadas as atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpecs), realizados entre os anos de 2011 e 2015, os quais contaram com um somatório de 3567 trabalhos, dos quais encontramos cinco cuja temática era a afetividade na profissão docente.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ABRAPEC). Estatuto. Bauru: 2005. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/10/estatuto-abrapec-registrado-no-carto%CC%81rio.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.
ALVES, José Moysés; PESSOA, Wilton Rabelo; RODRIGUES, Ana Maria Sgrott; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; SANTOS, Patrícia Feitosa; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva da. Sentidos subjetivos relacionados com a motivação dos estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0569-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140307.
ALVES, José Moysés; SILVA, Daniele Dorotéia Rocha da; MARTINS, France Frahia; PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos; SANTOS, Manuella Teixeira; CAMPOS, Miguel Arcanjo de Lima. Sentidos subjetivos da docência e motivação de professores de biologia do 1º. ano do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0569-2.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.
BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; EL-HANI, Charbel; CARVALHO, Graça S. Condições de trabalho escolar, sua influência na saúde e no desenvolvimento profissional de professores de Ciências: um estudo de caso com professores da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0864-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4ª Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/index.htm. Acesso em: 3 jul. 2017.
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), IX, 2013, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/. Acesso em: 3 jul. 2017.
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), X, 2015, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/. Acesso em: Julho de 2017.
FERREIRA, Gabriela Kaiana; CUSTÓDIO, José Francisco. Influência das variáveis afetivas no envolvimento e desempenho de estudantes nas atividades de resolução de problemas de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1030-1.pdf. Acesso em: Julho de 2017.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FONSECA, José Luiz Saldanha da; TALIM, Sérgio Luiz. Emoções de realização e os resultados de um teste de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0261-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.
GOIS, Fabio Moraes; HADDAD, Hamilton. O Papel do Vínculo Emocional no Processo de Mudança Conceitual. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX, 2013, Águas de Lindóia. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1284-1.pdf. Acesso em: Julho de 2017.
GUIMARÃES, Cristiano Luiz; SOUZA, Marta João Francisco Silva; SOUZA, Ruberley Rodrigues de. O processo ensino-aprendizagem e as relações afetivas professor-aluno na visão de estudantes de uma escola pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1064-1.pdf. Acesso em: Julho de 2017.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na Era Planetária: o Pensamento Complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul-dez 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 5 jul. 2017. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875.
PESSOA, Wilton Rabelo; ALVES, José Moysés. Motivação para estudar química: configurações subjetivas de uma estudante do segundo ano do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0164-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.
SANTARELLI, Maria Clara Igrejas Amon; MARAMATSU, Mikiya. A importância da afetividade na experimentação em Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1105-2.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.
SANTOS, Douglas Elias; ABRANTES, Alberto; RIGOLON, Rafael Gustavo. Análise de correlação da satisfação do magistério com a presença de sintomas característicos da Síndrome de Burnout. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1298-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. 3. ed. 2. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.