O conceito de formação e a dinâmica do seu sentido no curso da história
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33337Palavras-chave:
Formação. Pensamento Ocidental. Educação.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o sentido atribuído ao conceito de formação ao longo do tempo, no curso da história. Ao pesquisar a formação, deparamo-nos, inevitavelmente, com a simplicidade de uma temática com a qual lidamos cotidianamente em nossas vidas, como também com o caráter complexo proveniente das características singulares que a humanidade, no decorrer da sua trajetória, ajudou a constituir, em seus diferentes espaços e tempos, a respeito desse conceito. Vem desse movimento, a necessidade de tecermos um olhar cuidadoso para as nuances que estão compondo a ideia de formação, sobretudo, no campo da educação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica. Para composição do seu referencial teórico instrumentalizamo-nos com a leitura de: Rousseau, Kant, Gadamer, Jaeger e Hermann. Dessa forma, apresenta como resultado um resgate histórico do pensamento ocidental, evidenciando o sentido do que os gregos denominaram paideia, os latinos, humanitas, os alemães, bildung e que hoje chamamos formação.
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