Por um estado do conhecimento da formação de professores para o uso de tecnologias na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.35371

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias na educação, Políticas de formação docente

Resumo

Por meio da realização de um estado do conhecimento, o texto tem por escopo fazer uma síntese de informações sobre a formação de professores para o uso das tecnologias na educação, tendo por base uma análise de dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação brasileiros, entre os anos de 2009 a 2017. Com esta pesquisa em forma de estado do conhecimento, busca-se identificar os principais apontamentos de pesquisadores sobre o tema da formação de professores para a utilização das tecnologias na educação e a sua relação com as políticas públicas de incentivo ao uso de tecnologias em processos educativos. Ao findar a análise das dissertações e teses escolhidas para este estudo, observa-se que a inserção da tecnologia nos processos educativos esbarra na falta de estrutura física nas escolas e nas universidades e, principalmente, na questão da formação de professores para esse fim.

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Biografia do Autor

Adriana dos Santos, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil; professora da rede de educação básica do Estado do RS.

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor e pesquisador na Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

dos Santos, A. ., & Teixeira, A. C. (2020). Por um estado do conhecimento da formação de professores para o uso de tecnologias na educação. Educação Por Escrito, 11(2), e35371. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.35371

Edição

Seção

Artigos