Tangenciamentos entre a Filosofia da Diferença e o Ensino de Matemática para Todos
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30767Palavras-chave:
Inclusão escolar, Filosofia da Diferença, Educação Matemática, Ensino para todos.Resumo
Ao reverter o pensamento platônico, dedicado à busca pela semelhança ao afirmar a necessidade da instituição de modelos para serem seguidos, Deleuze, inspirado pelas obras de Bergson, apresenta o conceito de diferença. Ainda que o filósofo não tenha criado conceitos pensando especificamente na escola, ao considerar cada pessoa como um ser único, sua filosofia desestrutura todos os tipos de negação do direito à diferença, que são formas de excluir aqueles que, injustamente, são tidos como os diferentes. É pelo estudo dos motivos, infundados, que têm a pretensão de justificar a categorização e exclusão de alguns alunos, que poderemos propor um ensino, de fato, para todos. A Matemática ainda é concebida como uma disciplina à parte das demais, de alcance de apenas uma parcela dos alunos que, supostamente, são capazes de entendê-la. Nessa perspectiva, ainda tão presente nas escolas, muitos são excluídos. Neste texto apresento os encaminhamentos de uma pesquisa de Doutorado em andamento que tem como matéria-prima de investigação uma formação docente em serviço com professores do Ensino Fundamental. As aproximações entre a filosofia deleuzeana e o ensino de Matemática têm provocado mudanças de concepções e de ações dos professores participantes.
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