Tangenciamentos entre a Filosofia da Diferença e o Ensino de Matemática para Todos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30767

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Filosofia da Diferença, Educação Matemática, Ensino para todos.

Resumo

Ao reverter o pensamento platônico, dedicado à busca pela semelhança ao afirmar a necessidade da instituição de modelos para serem seguidos, Deleuze, inspirado pelas obras de Bergson, apresenta o conceito de diferença. Ainda que o filósofo não tenha criado conceitos pensando especificamente na escola, ao considerar cada pessoa como um ser único, sua filosofia desestrutura todos os tipos de negação do direito à diferença, que são formas de excluir aqueles que, injustamente, são tidos como os diferentes. É pelo estudo dos motivos, infundados, que têm a pretensão de justificar a categorização e exclusão de alguns alunos, que poderemos propor um ensino, de fato, para todos. A Matemática ainda é concebida como uma disciplina à parte das demais, de alcance de apenas uma parcela dos alunos que, supostamente, são capazes de entendê-la. Nessa perspectiva, ainda tão presente nas escolas, muitos são excluídos. Neste texto apresento os encaminhamentos de uma pesquisa de Doutorado em andamento que tem como matéria-prima de investigação uma formação docente em serviço com professores do Ensino Fundamental. As aproximações entre a filosofia deleuzeana e o ensino de Matemática têm provocado mudanças de concepções e de ações dos professores participantes.

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Biografia do Autor

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, MS

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Campinas, SP, Brasil). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, MS.

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Lanuti, J. E. de O. E. (2020). Tangenciamentos entre a Filosofia da Diferença e o Ensino de Matemática para Todos. Educação Por Escrito, 10(2), e30767. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30767

Edição

Seção

Artigos