Processos formativos para a docência: o que dizem os estudantes de Pedagogia de uma IES pública?

Autores

  • Maria Talita Fleig Universidade Federal de Santa Maria
  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.25693

Palavras-chave:

Processos formativos, Formação de professores, Atividade discente de estudo, Curso de Pedagogia

Resumo

Este artigo aborda os processos formativos de estudantes em formação inicial do curso de Pedagogia Noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do interior do Rio Grande do Sul. Referenciado na abordagem qualitativa, o estudo caracteriza-se como sociocultural de cunho narrativo. Buscou-se, nas entrevistas semiestruturadas a partir de tópicos guia, compreender os processos formativos dos estudantes e identificar as ações autoformativas, interformativas e heteroformativas desenvolvidas, pois é possível que destas decorram a atividade discente de estudo. Os achados da pesquisa revelaram que os estudantes precisam ter iniciativa e autonomia para fazer escolhas, tomar decisões e refletir acerca das ações desenvolvidas, e para compreender o processo formativo que estão vivenciando. A busca permanente por formação sinaliza uma concepção desta permeada pela consciência do inacabamento, considerando as demandas pessoais, profissionais e sociais.

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Biografia do Autor

Maria Talita Fleig, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora EBTT da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UFSM).

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM). Pesquisadora PQ2.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Fleig, M. T., & Bolzan, D. P. V. (2017). Processos formativos para a docência: o que dizem os estudantes de Pedagogia de uma IES pública?. Educação Por Escrito, 8(1), 3–21. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.25693

Edição

Seção

Artigos