A superestrutura na compreensão leitora e na consciência textual

Uma intervenção pedagógica em tecnologias múltiplas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38721

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão e consciência textual, Tecnologias no ensino, Textos de curiosidade científica

Resumo

O presente artigo está vinculado a pesquisa apoiada pelo CNPq e pela FAPERGS, realizada com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, considerando seu desempenho em compreensão leitora e consciência textual, tendo como suporte a Psicolinguística. Foram criados materiais em tecnologias múltiplas baseados em textos de curiosidades científicas das ciências humanas e tecnológicas, organizados em quatro módulos - superestrutura, coerência, coesão lexical e coesão gramatical. Foi aplicado um pré/pós-teste, antes e depois de uma intervenção pedagógica por meio de oficinas de leitura usando esses materiais, de modo a verificar a contribuição desse trabalho para o desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual dos alunos. Neste artigo, o recorte realizado focaliza a superestrutura e volta-se para cem alunos de 6º ano de escolas do Rio Grande do Sul. Os dados coletados, nesse delineamento, apresentaram um avanço de 8% nos escores de compreensão leitora e de 5,08% nos escores de consciência textual, indicando contribuição positiva das oficinas com materiais de ensino da leitura em tecnologias múltiplas para esse grupo de alunos.

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Biografia do Autor

Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil

Mestra e Doutora em Letras (concentração em Linguística Aplicada); pós-doutora em Psicolinguística. Docente titular e permanente do PPGL na Escola de Humanidades: Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Bolsista de Produtividade DT do CNPq.

Dhaiele Santana Schmidt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil

Graduada em Design de Games (Bacharel) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), em São Paulo, SP, Brasil; mestranda em Letras – Linguística (Bolsista integral CAPES) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Diovana Silveira Baldez, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduada em Letras (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil e Mestranda em Letras – Linguística (Bolsista parcial CAPES) pela mesma instituição.

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

Pereira, V. W. ., Schmidt, D. S. ., & Baldez, D. S. . (2021). A superestrutura na compreensão leitora e na consciência textual: Uma intervenção pedagógica em tecnologias múltiplas. Letrônica, 14(2), e38721. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38721