Um estudo sobre a compreensão leitora de alunos de 2º e 3º anos do ensino fundamental

  • Leticia da Silva Barboza PUCRS
  • Vera Wannmacher Pereira
Palavras-chave: Compreensão leitora, Alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, Ambiente de Letramento, Escolaridade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os dados obtidos em uma pesquisa que visou averiguar o desempenho de crianças nas tarefas de compreensão de histórias. Os sujeitos foram alunos de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, na região metropolitana de Porto Alegre. Como instrumento específico de pesquisa, foi utilizado um questionário com 8 perguntas relacionadas à história lida pelos sujeitos. Essa verificação foi realizada em dois momentos distintos mediante a leitura de narrativas diferentes. Neste estudo, foi considerada como variável a evidência de um ambiente de letramento no contexto familiar. Essa variável foi examinada mediante entrevista individual com os participantes. Ainda, foi analisada a escolaridade dos sujeitos de pesquisa. Os resultados atingidos por ambos os grupos revelaram que as crianças demonstraram um bom nível de compreensão nas tarefas propostas. Através de uma classificação para as respostas dadas pelos alunos, notou-se que o desempenho deles variou de alto para médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOZA, L. S. A relação entre compreensão leitora e consciência textual: um estudo com alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PUCRS, 2014.

BRANDÃO, A. C. P.; SPINILLO, A. G. Aspectos gerais e específicos na compreensão de textos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 11, n. 2, Porto Alegre, 1998.

_______. Produção e compreensão de textos em uma perspectiva de desenvolvimento. Estudos de Psicologia, v. 6, n. 1, p. 51-62, 2001.

COLOMER, T; CAMPS, A. Ensinar a Ler – Ensinar a Compreender. São Paulo: Artmed, 2002.

CORREA, J. Habilidades Metalinguísticas ligadas à sintaxe e morfossintaxe. Em MOTA, M. Desenvolvimento metalinguístico: questões contemporâneas. São Paulo: Caso do Psicólogo, 2009.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura. Porto Alegre: Penso, 2012.

FONTES, M. J. O.; CARDOSO-MARTINS, C. Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível socioeconômico baixo. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p. 83-94, 2004.

KATO, M. O aprendizado da leitura. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KLEIMAN, A. Texto e Leitor. Campinas: Fontes, 1989.

KLEIMAN, A.; MORAES, S. Leitura e Interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado das letras, 2002.

LEFFA, V. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra, DC Luzzatto, 1996.

MARCUSCHI, L.A.. Compreensão textual como trabalho criativo, Unesp, p. 89-103, 2004.

PEREIRA, V. W.; SCLIAR-CABRAL, L. Compreensão de textos e consciência textual -Caminhos para o ensino nos anos iniciais. Florianópolis: Editora Insular, 2012.

SCLIAR-CABRAL, L. Guia prático de alfabetização, baseado em princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

WOLFF, C. L. Compreensão de história e consciência fonológica de crianças pré-escolares. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PUCRS, 2008.

Publicado
2014-07-09
Como Citar
Barboza, L. da S., & Pereira, V. W. (2014). Um estudo sobre a compreensão leitora de alunos de 2º e 3º anos do ensino fundamental. Letrônica, 7(1), 155-178. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16707