Aprender e ensinar a ler e a escrever
Abordagem cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.40099Palavras-chave:
EditorialResumo
---
Downloads
Referências
BAARS, Bernard J. A cognitive theory of consciousness. Cambridge: Cambridge University, 1993.
BÄCHLER, Rodolfo. Conciencia y lenguaje: análisis del vínculo proyectado a través de la intencionalidad. Rev GU, v. 2, n. 4, p. 432-438, 2006.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
DEHAENE, Stanislas. Signatures of consciousness – a talk by Stanislas Dehaene. Edge in Paris, 24 nov. 2009. [Entrevista concedida a] Edge Foundation, Inc. Disponível em: http://www.edge.org/3rd_culture/dehaene09/dehaene09_index.html. Acesso em: 15 jul. 2010.
DEHAENE, Stanislas. The cognitive neuroscience of consciouness. Cambridge: The MIT Press, 2001.
ELKONIN, Daniil B. Further remarks on the psychological bases of the initial teaching of reading. In: DOWNING, John A. (ed.). Cognitive psychology and reading in the U.S.S.R. North Holland: Elsevier Science Publishers B. V., 1988. p. 365-426.
EMIG, Janet. Writing as a mode of learning. College Composition and Communication, Illinois, v. 28, n. 2, p. 122-128, 1977.
GIROLAMI-BOURLINIER, Andrée. L’apprentissage de l’oral et de l’écrit. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.
GOODMAN, Kenneth S. Um jogo psicolinguístico de adivinhação. In: SINGER, Harry; RUDDELL, Robert B. (org.). Theoretical models and processes of reading. Newark: International Reading Association, 1976. p. 259-271.
GOMBERT, Jean Émile. Metalinguistic development. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
ODISHO, Edward Y. A multisensory, multicognitive approach to teaching pronunciation. Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Porto, v. 2, p. 3-28, 2007.
PINTO, Maria da Graça Castro. Nos bastidores da iniciação à entrada no mundo da escrita: do CALE a intervenções e pressupostos de ordem cognitiva e neurológica. Porto: Universidade do Porto, 2017.
SLAMA-CAZACU, Tatiana. Psicolinguística aplicada ao ensino de línguas. São Paulo: Pioneira, 1979.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguísticada leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
TEIXEIRA, João Fernandes. A teoria da consciência de David Chalmers. Psicologia USP, São Paulo, v. 8, n. 2, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letrônica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.