O processo de leitura de questões de espanhol do Enem

Evidências de rastreamento ocular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37530

Palavras-chave:

Enem, Rastreamento Ocular, Espanhol, Leitura, Psicolinguística do bilinguismo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de rastreamento ocular sobre o processo de leitura de alunos do ensino médio na realização de provas de espanhol do Enem-2017. O objetivo foi identificar estratégias de leitura e dificuldades na realização da prova por dois grupos de participantes: um com mais (GA) e outro com menos (GB) tempo de estudo dessa língua. Foram analisados os registros dos movimentos oculares, a acurácia e o tempo de realização da tarefa. Dados do rastreamento mostraram que, nos dois grupos, a rota preferida de leitura é do texto às alternativas e que extensão e grau de complexidade textual parecem afetar o número e a duração das fixações. Os dois grupos diferiram de forma significativa quanto ao total de acertos nas questões, com melhor resultado obtido pelo GA. Portanto, o tempo de estudo da língua parece afetar o desempenho dos participantes no que diz respeito à compreensão textual.

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Biografia do Autor

Mariana da Silva Miranda, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), Petrópolis, RJ, Brasil

Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora de espanhol e de língua portuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC–RJ) e do Colégio Bom Jesus Canarinhos.

Erica dos Santos Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora da mesma instituição.

 

Elena Ortiz Preuss, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Universidade Federal de Goiás, GO, Brasil.

 

 

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Miranda, M. da S., Rodrigues, E. dos S., & Preuss, E. O. (2020). O processo de leitura de questões de espanhol do Enem: Evidências de rastreamento ocular. Letrônica, 13(4), e37530. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37530