Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Letras de Hoje
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 48 n. 1 (2013): Pesquisa e Ensino da Leitura e da Escrita: Estudos Psicolinguísticos
v. 48 n. 1 (2013): Pesquisa e Ensino da Leitura e da Escrita: Estudos Psicolinguísticos
Publicado:
2013-04-15
Apresentação
Apresentação
Vera Wannmacher Pereira, Augusto Buchweitz
5
PDF
Processos e Métodos de Alfabetização
A desmistificação do método global
Leonor Scliar-Cabral
6-11
PDF
Reconhecimento das letras: considerações sobre espelhamento e variação topológica em fase inicial de aprendizagem da leitura
Tania Mikaela Garcia Roberto
12-20
PDF
A alfabetização e o contexto histórico, político e enunciativo do letramento escolar
Ivete Janice de Oliveira Brotto
21-28
PDF
Estudos Empíricos de Processos Cognitivos da Leitura
Efeitos contextuais no acesso lexical de palavras polissêmicas e homônimas
Bruna Rodrigues do Amaral, Maria Luiza Cunha Lima
29-39
PDF
Nomeação e fluência verbal em portadores de Esclerose Múltipla
Ronei Guaresi, Vera Wannmacher Pereira, Mirna Wetters Portuguez, Lori Viali
40-49
PDF
Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva
Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Jerusa Fumagalli de Salles
50-58
PDF
Processamento correferencial de nomes e pronomes do português brasileiro em pessoas portadoras de gagueira
Débora Vasconcelos Correia, José Ferrari Neto, Márcio Martins Leitão
59-67
PDF
Dêixis referencial no discurso de um Grupo de Convivência de Afásicos
Maria Lúcia Gurgel da Costa, Maria Vanessa Silva Vitor, Vanessa Patricia Nunes Pereira, Julia da Silva Marinho
68-73
PDF
Leitura na Infância
Da oralidade à escrita: algumas impressões sobre a concepção de palavras em crianças do segundo ano do Ensino Fundamental
Viviane do Rocio Barbosa, Sandra Regina Kirchner Guimarães
74-81
PDF
Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipo de escola, e dissociações de desempenhos
Helena Vellinho Corso, Tânia Mara Sperb, Jerusa Fumagalli de Salles
81-90
PDF
Metodologias de Pesquisa em Leitura
Análise de inteligibilidade textual por meio de ferramentas de processamento automático do português: avaliação da Coleção Literatura para Todos
Erica dos Santos Rodrigues, Cláudia Freitas, Violeta Quental
91-99
PDF
Metodologia da pesquisa em psicolinguística: desenvolvimento de uma ferramenta para a geração automática de pseudoverbos
Mailce Mota, Natália Resende
100-107
PDF
O Discurso, a Linguagem e o Leitor
Multimodalidade da linguagem: constituindo gêneros do discurso
Lara Teixeira Carneiro
108-115
PDF
A leitura e a escrita: um processo conjunto assente numa inevitável cumplicidade
Maria da Graça Lisboa Castro Pinto
116-126
PDF
A linguagem jurídica e sua “desconexão” com o leitor especialista. O caso da a mayor abundamiento (em adição; “além disso”; ainda mais)
Mariana Cucatto
127-138
PDF (em espanhol)
Capacidade de memória de trabalho e atenção à forma e significado em leitura de inglês como língua estrangeira
Cyntia Bailer, Lêda Maria Braga Tomitch, Raquel Carolina Souza Ferraz D'Ely
139-147
PDF (em inglês)
Seção Livre
A aprendizagem da leitura modifica as redes corticais da visão e da linguagem verbal
Stanislas Dehaene
148-152
PDF
Apprendre à lire – des sciences cognitives à la salle de classe
Marilia Marques Lopes
153-155
PDF
caps
Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq
Área principal: Letras/Linguística
Qualis: A1
Período: 2017-2020
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
social-media
Compartilhar
livros
Sugestão de leitura
apoiamos
e-ISSN:
1984-7726
ISSN-L:
0101-3335