A alfabetização e o contexto histórico, político e enunciativo do letramento escolar
Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento Escolar, Contextos EnunciativosResumo
O letramento é tema recorrente nas discussões e produções acadêmicas, na mídia e entre profissionais da educação. Trata-se de tema que toma corpo na década de 1990, em meio a um cenário que demonstra que o processo de escolarização, desde os anos iniciais, não é capaz de produzir sujeitos que se apropriam da leitura e da escrita de modo a bem utilizá-las nas práticas sociais que exigem seu conhecimento, para além do domínio do código gráfico-sonoro. Como toda e qualquer discussão não ocorre no vazio das relações sociais, trazem-se para este artigo os aspectos contextuais: históricos, políticos e enunciativos que antecederam e permearam o período inicial de inserção do termo (e do tema) letramento escolar, especialmente, nas investigações acadêmicas, com o objetivo de situar a discussão em torno do letramento e da alfabetização, que, em última instância, é a discussão do ensino da nossa língua materna escrita. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica para desenvolver o enfoque sobre o tema, a partir da década de 1980, período em que, conforme alguns estudiosos, inaugura-se o termo letramento no meio educacional brasileiro. Entende-se que a principal questão a ser considerada diz respeito à concepção de linguagem com que trabalham os professores, a qual permeia todo o seu processo de ensino e interferirá na aprendizagem dos seus alunos. A discussão em torno do que os professores compreendem ser a linguagem, como tomam para o ensino os contextos enunciativos dessa linguagem, pode garantir a apropriação do sistema gráfico-sonoro, suas funções e usos sociais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.