A alfabetização e o contexto histórico, político e enunciativo do letramento escolar
Palabras clave:
Alfabetização, Letramento Escolar, Contextos EnunciativosResumen
O letramento é tema recorrente nas discussões e produções acadêmicas, na mídia e entre profissionais da educação. Trata-se de tema que toma corpo na década de 1990, em meio a um cenário que demonstra que o processo de escolarização, desde os anos iniciais, não é capaz de produzir sujeitos que se apropriam da leitura e da escrita de modo a bem utilizá-las nas práticas sociais que exigem seu conhecimento, para além do domínio do código gráfico-sonoro. Como toda e qualquer discussão não ocorre no vazio das relações sociais, trazem-se para este artigo os aspectos contextuais: históricos, políticos e enunciativos que antecederam e permearam o período inicial de inserção do termo (e do tema) letramento escolar, especialmente, nas investigações acadêmicas, com o objetivo de situar a discussão em torno do letramento e da alfabetização, que, em última instância, é a discussão do ensino da nossa língua materna escrita. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica para desenvolver o enfoque sobre o tema, a partir da década de 1980, período em que, conforme alguns estudiosos, inaugura-se o termo letramento no meio educacional brasileiro. Entende-se que a principal questão a ser considerada diz respeito à concepção de linguagem com que trabalham os professores, a qual permeia todo o seu processo de ensino e interferirá na aprendizagem dos seus alunos. A discussão em torno do que os professores compreendem ser a linguagem, como tomam para o ensino os contextos enunciativos dessa linguagem, pode garantir a apropriação do sistema gráfico-sonoro, suas funções e usos sociais.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.