Multimodalidade da linguagem: constituindo gêneros do discurso

Autores

  • Lara Teixeira Carneiro Universidade de Montréal

Palavras-chave:

Interações, Gêneros do discurso, Multimodalidade, Criança, Implante coclear

Resumo

A partir de autores como Bruner (1964, 1966a, 1966b, 1969, 1983) e McNeill (1985) no que diz respeito à aquisição da linguagem e gestualidade respectivamente e Bakhtin (1979), no que se refere aos gêneros textuais, analisamos dados de uma díade fonoaudióloga-criança francófona canadense implantada coclear. A análise revela que a criança se insere nos gêneros do discurso dentro da esfera terapêutica fazendo uso da multimodalidade – uso de gestos concomitantes às produções verbais – tal como propõe McNeill (1985), quando afirma que gesto e fala partem de uma mesma matriz de significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Teixeira Carneiro, Universidade de Montréal

Possui graduaàao em Fonoaudiologia pela Universidade Catolica de Pernambuco, Mestrado em Ciencias da Linguagem pela Universidade Catolica de Pernambuco e Doutorado em Ciencias da Linguagem pela Universidade de Limoges - França. Tem experiencia nas areas de: Linguagem, com enfase em reabilitaçao auditiva, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, aquisiçao da linguagem, implante coclear.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Carneiro, L. T. (2013). Multimodalidade da linguagem: constituindo gêneros do discurso. Letras De Hoje, 48(1), 108–115. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/11755