A leitura e a escrita: um processo conjunto assente numa inevitável cumplicidade
Palavras-chave:
Leitura, escrita, Cumplicidade, Níveis de ensino, PsicolinguísticaResumo
Neste texto, procura-se mostrar a atualidade e pertinência do tema que nos foi proposto (“Research and teaching of reading and writing: psycholinguistic strudies”) em momentos iniciais e mais avançados do uso da leitura e da escrita. Além disso, salienta-se a mais-valia de uma abordagem psicolinguística a estas duas atividades/habilidades; realça-se o enquadramento cognitivo, neurológico e linguístico que se estima essencial para a entrada no mundo da escrita; problematiza-se o “efeito Mateus” com o fim de contrariar a sua interpretação mais popular e porventura “penalizadora” quando demasiado generalizada e, por último, com recurso a fragmentos de textos escritos por estudantes universitários, evidencia-se a importância de partir para uma revisão da escrita apoiada sobretudo em três dos oito momentos do “Paramedic Method” de Richard Lanham (2006). A necessidade de, a nível académico, fazer com que os estudantes sintam uma inevitável cumplicidade entre a leitura e a escrita sai reforçada com a transcrição do testemunho de uma estudante de Mestrado que soube tirar o melhor partido da metodologia seguida na unidade curricular Psicolinguística e Ensino de Línguas lecionada pela signatária deste texto na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.Downloads
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