Reforma dos cursos de formação de professores: relações entre políticas curriculares e a prática pedagógica

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Satna Catarina
  • Zenilde Durli Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Elton Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

Descritores, Formação de professores, políticas curriculares, prática pedagógica, recontextualização.

Resumo

Partindo do conceito de recontextualização de Bernstein (1996), examinamos textos curriculares sobre a reforma da formação de professores da educação básica produzidos em dois campos: o oficial e o pedagógico. No estudo realizado, as Diretrizes emitidas pelo Conselho Nacional de Educação em 2002 representaram o campo oficial dessas reformas. Na outra ponta está a proposta para cursos de licenciatura elaborada por uma instituição de ensino superior catarinense, a qual representa o campo da prática pedagógica. Por considerarmos a prática como produtora de sentido das políticas curriculares, argumentamos favoravelmente à investigação desse campo nos estudos sobre a reforma da formação de professores.

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Biografia do Autor

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Satna Catarina

Doutora em Educação. Professora da Área de Ciências Humanas e Sociais da Unoesc - Campus de Videira.

Zenilde Durli, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora da Área de Ciências Humanas e Sociais da Unoesc - Campus de Joaçaba.

Elton Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação. Professor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Unoesc - Campus de Xanxerê

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Publicado

2009-09-10

Como Citar

Schneider, M. P., Durli, Z., & Nardi, E. (2009). Reforma dos cursos de formação de professores: relações entre políticas curriculares e a prática pedagógica. Educação, 32(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/4946

Edição

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