A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878

Palavras-chave:

Ética na pesquisa. Pesquisa educacional. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped.

Resumo

O artigo apresenta um panorama da ética em pesquisa na área de educação e os principais desafios após a aprovação da Resolução CNS nº 510/2016, que dispõe sobre as normas éticas aplicáveis a pesquisas de Ciências Humanas e Sociais. Argumenta-se que os atuais procedimentos e normas da revisão ética do Sistema CEP/Conep são altamente burocráticos e expressam uma visão utilitarista e limitada da ética em pesquisa. Ressalta-se, também, que essa ética necessita integrar o processo de formação de pesquisadores. E, para tal, é relevante a elaboração de um documento orientador da área de educação, com o objetivo de instrumentalizar os pesquisadores em relação a essa questão e aos dilemas envolvidos no atual sistema de revisão ética (Sistema CEP/Conep). O artigo revela que a criação desse sistema fora da área de saúde continua na pauta das associações científicas de Ciências Humanas e Sociais.

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Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

É licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutor (PhD) pelo Institute of Education/University of London (2004). É professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e International Alumni Ambassador - Alumni Association - Institute of Education/ University of London (representante de ex-alunos brasileiros). Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UEPG. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais enfocando, principalmente, a organização da escolaridade em ciclos e políticas para a Educação Fundamental.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Mainardes, J. (2017). A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação, 40(2), 160–173. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878

Edição

Seção

Dossiê: Regulação da Ética na Pesquisa