Trabalho e sofrimento: a extinção de cargos na universidade pública

Autores

  • Thais Ferrugem Sarmento Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jussara Maria Rosa Mendes

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.26209

Palavras-chave:

Saúde. Trabalho. Universidade pública. Extinção de cargos. Sofrimento.

Resumo

Este artigo analisa os efeitos das transformações estruturais ocorridas nas universidades públicas federais e suas repercussões na saúde e no trabalho dos servidores ocupantes de cargos em extinção em uma universidade federal do sul do país. Para empreender esta análise, deu-se ênfase à abordagem qualitativa, à revisão do estado da arte sobre o tema e à realização de entrevistas semiestruturadas com a gestão superior da universidade, com a representação sindical e com nove servidores ativos ocupantes de cargos em processo de extinção. Os resultados evidenciam que as trajetórias desses servidores estão marcadas pelo sofrimento, pela discriminação e pela falta de alternativas para inserção no mercado de trabalho. As estratégias por eles empregadas para o enfrentamento das dificuldades em seu quotidiano de trabalho na universidade têm efeitos meramente paliativos, não sendo capazes de modificar a realidade em que se encontram. Tornam-se reféns e invisíveis, o que contribui para a produção do sofrimento e do adoecimento no trabalho.

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Biografia do Autor

Thais Ferrugem Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Especialista em Avaliação Psicológica e Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.

Jussara Maria Rosa Mendes

Assistente Social, mestre (PUC/RS) e doutora em Serviço Social (PUC/SP). Docente dos cursos de graduação em Serviço Social e de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional na UFRGS. Docente e coordenadora do curso de pós-graduação em Política Social e Serviço Social na UFRGS.

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Sarmento, T. F., & Mendes, J. M. R. (2018). Trabalho e sofrimento: a extinção de cargos na universidade pública. Educação, 41(1), 104–112. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.26209

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação