Estudantes africanos em universidades brasileiras: os desafios da internacionalização “às avessas” no cotidiano universitário

Autores

  • Maria Isabel da Cunha Universidade Estadual de Campinas
  • Gildo Volpato Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Maria Aparecida Marques Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marinalva Moog Pinto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.24240

Palavras-chave:

Internacionalização. Educação Superior. Estudantes africanos.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de internacionalização da educação superior e os impactos dele advindo a partir da presença de estudantes estrangeiros africanos em duas universidades brasileiras. A abordagem foi qualitativa e foi utilizado o questionário e a entrevista semiestruturada. Dentre os motivos de estudar no Brasil destaca-se o maior reconhecimento do diploma estrangeiro e o diferencial na formação profissional e inclusão no mercado. Como desafios ressaltam a adaptação às variações linguísticas e dificuldades com conteúdo que não possuem base. Pretendem retornar à Angola para ajudar a reconstruir o país. Os gestores revelaram conhecer as estratégias institucionais de internacionalização, destacando a sustentabilidade e a divulgação das ações institucionais como forma de dar maior visibilidade e fortalecer a imagem institucional. Apoiam este processo, recebendo e acolhendo os estudantes estrangeiros.

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Biografia do Autor

Maria Isabel da Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Docente do PPG UNISINOS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

São Leopoldo – RS

Grupo de Pesquisa

Líder do Grupo - Profª Drª Maria Isabel da Cunha

Formação de Professores, Ensino e Avaliação - UNISiNOS

 

Gildo Volpato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

  1. Prof. Dr. Gildo Volpato

Reitor e Docente do PPG UNESC

Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC

Criciúma – SC

Grupo de Pesquisa

Formação de Professores, Ensino e Avaliação – UNISINOS

Líder Profª Drª Maria Isabel da Cunha

Maria Aparecida Marques Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

  1. Profª Drª Maria Aparecida Marques da Rocha

Docente do PPG UNISINOS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

São Leopoldo – RS

Grupo de Pesquisa

Formação de Professores, Ensino e Avaliação - UNISiNOS

Líder Profª Drª Maria Isabel da Cunha

Marinalva Moog Pinto, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação -UNISINOS- CAPES 7

Coordenadora do Mestrado de Educação- Angola

Docente do Mestrado Interdisciplinar e Mestrado em Educação pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe -UNIARP

Conselho Administrativo-IUSUR-Uruguai

Grupo de Pesquisa

Formação de Professores, Ensino e Avaliação - UNISINOS

Líder Profª Drª Maria Isabel da Cunha

          Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – UNICAMP

Líder- Profª Drª Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

da Cunha, M. I., Volpato, G., Rocha, M. A. M., & Pinto, M. M. (2017). Estudantes africanos em universidades brasileiras: os desafios da internacionalização “às avessas” no cotidiano universitário. Educação, 40(3), 469–480. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.24240