Reconfigurações do saber científico e implicações para o ensino superior

Autores

  • José Valdinei Albuquerque Miranda Universidade Federal do Pará/ UFPA
  • Gilcilene Dias da Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13185

Palavras-chave:

Currículo. Formação. Ensino Superior.

Resumo

O texto discute o contexto de crise das metanarrativas legitimadoras da ciência moderna e suas implicações para as instituições de ensino superior no tocante ao ensino, pesquisa e currículos de formação de professores. Seguindo as pistas deixadas por Jean-François Lyotard, em sua obra A condição pós-moderna (2000), o estudo problematiza o processo de introdução de mecanismos técnicos no sistema educacional brasileiro que legitimam um modelo “cientificista” do conhecimento e determina o perfil “neotecnicista” da formação. As análises convergem com a crítica lyotardiana e apontam a insuficiência das metanarrativas modernas diante da coexistência de múltiplos discursos, práticas e racionalidades que permeiam o espaço da vida social e o campo institucional da educação e do currículo. Por fim, ressalta a importância das dimensões integradoras teórica, política e sociocultural nos currículos de formação de professores-pesquisadores no ensino superior.

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Biografia do Autor

José Valdinei Albuquerque Miranda, Universidade Federal do Pará/ UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará/UFPA. Desenvolve estudo e pesquisa nas áreas de Hermenêutica e Pensamento da Alteridade em Educação. E-mail [email protected]

Gilcilene Dias da Costa, Universidade Federal do Pará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Professora Adjunto II da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), respectivamente, 2003 e 2008. Docente e pesquisadora nas áreas de Educação e Linguagem com ênfase nos estudos de Currículo, Produção Textual, Filosofias da Diferença e Educação, Linguagem, Antropofagia Literária. Líder do Grupo de Pesquisa PHILIA - Filosofia, Linguagem e Alteridade na Educação. Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Atualmente desenvolve estudos e pesquisas sobre as Filosofias da Diferença de Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze articuladas ao campo da Educação e da Linguagem. Coordena o Projeto de Pesquisa "Educação e Linguagem na Perspectiva Estética de Nietzsche e Deleuze" (PROPESP/UFPA) 2011-2013.

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Publicado

2014-08-11

Como Citar

Miranda, J. V. A., & Costa, G. D. da. (2014). Reconfigurações do saber científico e implicações para o ensino superior. Educação, 37(2), 288–296. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13185

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