Positive psychoeducational interventions to promote resilience: the educator as a developmental tutor

Authors

  • Maria Angela Mattar Yunes Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO NITERÓI, RJ & Universidade La Salle, Unilasalle, Canoas, RS http://orcid.org/0000-0002-4653-3895
  • Grazielli Fernandes Universidade La Salle
  • Gelson Vanderlei Weschenfelder Pós-Doc na Universidade La Salle, Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29766

Keywords:

Psychoeducational interventions. Resilience. Positive Psychology.

Abstract

This article intends to contribute with reflections on the role of educators in initiatives of positive psychoeducational interventions in situations characterized by psychosocial risks. Thus, the concept of positive interventions will be presented, based on the assumptions of Positive Psychology and the phenomenon of resilience. It will be argued that the appreciative and optimistic view of the professional educator in contexts of vulnerability requires good practices and resilience mentoring that set up standards of respectful and supportive professional relationships. These can be preventive of socially toxic environments and help in protecting and preventing the innumerable threats to the human development of children, adolescents and their families. Two examples of positive intervention practices in the school context and their results will be presented.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO NITERÓI, RJ & Universidade La Salle, Unilasalle, Canoas, RS

Maria Angela Mattar Yunes é Psicóloga, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Dundee, Escócia, Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Pesquisadora do CNPq. É professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social na UNiversidade Salgado de Oliveira, Universo, Niterói, RJ e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade La Salle, UNILASALLE/Canoas, RS e aposentada da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Fundadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua - CEP-RUA da FURG e coordenadora do Centro de Referência e Atenção às Famílias e Profissionais Sociais- CRAF/Universo-Unilasalle. Apresenta experiência em pesquisas e intervenções nas seguintes áreas temáticas: resiliência comunitária, profissional, familiar e parental, bioecologia do desenvolvimento humano, programas de apoio e educação de/para famílias, direitos de crianças, adolescentes e famílias em situações de risco e formação de agentes sociais.

Grazielli Fernandes, Universidade La Salle

É Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade La Salle - Unilasalle; graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). É professora de Língua Portuguesa, atua como Coordenadora do Programa Mais Educação em unidade escolar da Prefeitura de Canoas, Presidente do Conselho Escolar e Supervisora bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.

Gelson Vanderlei Weschenfelder, Pós-Doc na Universidade La Salle, Canoas, RS

Graduado em Filosofia pela Unisinos, São Leopoldo, RS, Mestre e  Doutor em Educação pela Universidade La Salle. Bolsista PNPD pela CAPES, Brasil. Desenvolve projetos em sala de aula, como o tema Super - Heróis e Filosofia e procura aproximar os jovens estudantes às questões filosóficas. É autor de vários artigos acadêmicos com o tema filosofia nas páginas das histórias em quadrinhos de super-heróis e do livro Filosofando com os Super-Heróis. Foi premiado como Livro do Ano 2012 - AGES (Associação Gaúcha de Escritores) e Aristóteles e os super-heróis. Atualmente desenvolve seus projetos de pesquisa sobre Super heróis como recursos de promoção de resiliência por meio de estágio de pós-doc financiado pelo Programa PNPD da Capes na Universidade La Salle.

References

ALMEIDA, A. T. de. Recomendações para a prevenção do cyberbullying em contexto escolar: uma revisão comentada dos dados da investigação. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 19, n. 1, p. 77-91, 2014. Disponível em: <http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1657/1125>. Acesso em: 10 mar. 2015.

ASSIS, S. G. et al. Encarando os desafios da vida: uma conversa com adolescentes. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. Disponível em: <http://www.soperj.org.br/download/encarando% 20os%20desafios%20da%20vida.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.

BARUDY, J.; DARTAGNAN, M. Los buenos tratos a la infância. Parentalidad, apego y resiliencia. 3. ed. Madrid: Gedisa, 2007.

BLUM, R. W. Risco e resiliência: sumário para desenvolvimento de um programa. Adolescência Latinoamericana, v. 1, p. 16-19, 1997.

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996 [original de 1979].

BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Trad. de A. C. Barreto. Rev. téc. Sílvia H. Koller. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BRONFENBRENNER, U. Environments in developmental perspective: Theoretical and operational models. In: Friedmann , Y. L.; WACHS, T. D. (Orgs.). Captation and assessment of environments across the life. Washington: American Psychological Association, 1999.

BRONFENBRENNER, U.; MORRIS, P. The ecology of developmental processes. In: DANON, W. (Ed.). Handbook of child psychology. New York: John Wiley & Sons, 1998. p. 993-1027.

BROWN, L. M.; LAMB, S.; TAPPAN, M. Packaging boyhood: saving our sons from superheroes, slackers, and other media stereotypes. New York: St. Martin’s Press, 2009.

BURKE, J. M. Hypnosis and superheroes. In: RUBIN, L. C. (Ed.). Using superheroes in counseling and play therapy. New York: Springer, 2007, p. 271-92.

CANDORELLI, A. O florescer do lótus na lama: sobre educação e resiliência. In: CABRAL, S.; CYRULNIK, B. (Orgs.). Resiliência: como tirar leite de pedra. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

CECCONELLO, A. M.; KOLLER, S. H. Resiliência: perspectivas conceituais da dimensão. In: CABRAL, S.; CYRULNIK, B. (Orgs.). Resiliência: como tirar leite de pedra. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. Cap. 11, p. 209-226. CYRULNIK, B. Autobiografia de um espantalho. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CYRULNIK, B. Resiliência: continuar a nascer. In: CABRAL, S.; CYRULNIK, B. (Orgs.). Resiliência: como tirar leite de pedra. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. Cap. 2, p. 33-56.

DE-SOUZA, D.; RADELL, J. Superheroes: An opportunity for prosocial play. Young Children, v. 66, p. 26-31, 2011.

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz, 7. ed. Campinas: Verus, 2012.

FEIGE, K. (Prod.); JOHNSTON, J. (Dir.). Captain America: the first avenger [Motion picture]. United States: Paramount Pictures, 2011

FRADKIN, C. Janina Scarlet: superhero therapy – a hero’s journey through acceptance and commitment Therapy. Journal of Youth and Adolescence, v. 47, 2017.

FRADKIN, C.; WESCHENFELDER, G. V.; YUNES, M. A. M. Shared adversities of children and comic superheroes as resources for promoting resilience. Child Abuse & Neglect, v. 51, p. 407-415, 2016.

FRADKIN, C.; WESCHENFELDER, G. V.; YUNES, M. A. M. The pre-cloak superhero: a tool for superhero play and intervention. Pastoral Care in Education, 2017.

FRANCISCO, M. V.; LIBÓRIO, R. M. C. Um estudo sobre bullying entre escolares do Ensino Fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 200-207, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v22n2/a05v22n2.pdf>. Acesso em: 20 out. 2014.

GARBARINO, J.; ABRAMOWITZ, R. H. Sociocultural risk and opportunity. In: GARBARINO, J. (Ed.). Children and families in the social environment, 2. ed. New York: Aldine de Gruyter, 1992. p. 35-70.

GARCIA, N. M. Educação nas famílias de pescadores artesanais: transmissão geracional e processos de resiliência. Dissertação não publicada (Mestrado em Educação Ambiental) – Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007.

HARRIS, K. I. Heroes of resiliency and reciprocity: teachers’ supporting role for reconceptualizing superhero play in early childhood settings. Pastoral Care in Education, v. 1-16, 2016.

HART, A. et al. Uniting resilience research and practice with an inequalities approach. Sage On, p. 1-13, 2016.

HOFFMAN, E. Magic capes, amazing powers: transforming superhero play in the classroom. St. Paul, MN: Redleaf Press, 2004.

HOLLAND, P. We don't play with guns here. New York: McGraw-Hill Education, 2003.

IRWIN, W. (Org.). Super-heróis e a filosofia. São Paulo: Madras, 2005.

JULIANO, M. C. C. Rede família: uma tecnologia social promotora de resiliência familiar e comunitária. Rio Grande: Pluscom, 2014.

KREIDER, R.; FIELDS, J. Living arrangements of children: 2001. Current population reports, 70-104, U.S. Census Bureau, 2005.

LIBÓRIO, R. M. C.; UNGAR, M. Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 3, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>.

LIMA, E. D.; BERSH, A. A.; YUNES, M. A. M. Children’s perceptions of the relational and educational practices at shelter institutions. In: DELL’AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H. (Org.). Vulnerable children and youth in Brazil innovative approaches from the psychology of social development. Springer Nature, v. 1, p. 191-210, 2017.

MARAZI, K. Superhero or vigilante? A matter of perspective and brand management. European Journal of American Culture, v. 34, p. 67-82, 2015.

MASTEN, Ann S. Ordinary magic: resilience processes in development. New York, London: The Guilford Press, 2014.

MIRANDA, A. T; YUNES, M. A. M. O ato da denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes no ambiente escolar. In: LEAL, M. L. P.; LEAL, M. F. P.; LIBÓRIO, R. C. (Ed.). Tráfico de pessoas e violência sexual. Brasília: Violes/Ser/UnB, 2007, p. 167-190.

NELSON, C. What would Superman do? In: RUBIN, L. C. (Ed.). Using superheroes in counseling and play therapy. New York: Springer, 2007. p. 49-67.

OLWEUS, D. Bullying at school. Oxford USA: Blackwell Publishing, 1996.

PESSOA, A. G. Trajetórias negligenciadas: processos de resiliência em adolescentes com histórico de envolvimento no tráfico de drogas. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdades de Ciência e Tecnologia, 2015.

POSECK, B. V. Psicología Positiva: una nueva forma de entender la psicología. Madrid: Calamar Ediciones, 2008.

POTTER-EFRON, R.; POTTER-EFRON, P. Letting go of anger: the 10 most common anger styles and what to do about them. Oakland, CA: New Harbinger, 1995.

ROEMMICH, M. (Prod./Dir.). Black Widow [Motion picture]. United States: MGM/UA Entertainment Company, 2010.

RUBIN, L. C. Superheroes and heroic journey: Re-claiming loss in adoption. Creative interventions in grief and loss therapy: In: DUFFEY, T. (Ed.). When the music stops, a dream dies. New York: Routledge, 2007. p. 237-252.

RUTTER, M. Psychosocial resilience and protective mechanisms. American Journal of Orthopsychiatry, v. 57, n. 3, p. 316-331, 1987.

SAYERS, J. M. The Incredible Hulk and emotional literacy. In: RUBIN, L. C. (Ed.). Using superheroes in counseling and play therapy. New York: Springer, 2007. p. 89-101.

SCANLON, P. Superheroes are super friends: Developing social skills and emotional reciprocity with autism spectrum clients. In: RUBIN, L. C. (Ed.). Using superheroes in counseling and play therapy. New York: Springer, 2007. p. 169-191.

SCARLET, J. Superhero therapy: a hero’s journey through acceptance and commitment therapy. London: Little, Brown Book Group, 2016.

SCHULTZ, N. C. W. et al. A compreensão sistêmica do bullying. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 2, p. 247-254, abr./ jun. 2012. Disponível em: <http://www.readcube.com/articles/10.1590%2FS1413-73722012000200008>. Acesso em: 20 jun. 2014.

SELIGMAN, M. E. P. et al. Positive Psychology progress: empirical validation of interventions. American Psychologist, v. 60, n. 5, p. 410-421, July/Aug. 2005.

SELIGMAN, M. E. P. Felicidade autêntica: usando a nova psicologia positiva para a realização permanente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

SENNA, M. T. T. R. Pesquisa em Educação Infantil: o paradigma sistêmico de Urie Bronfenbrenner. Curitiba: CRV, 2011.

SILVEIRA, S. B. A. B; GARCIA, N. M.; PIETRO, A. T.; YUNES, M. A. M. Inserção ecológica: metodologia para pesquisar riscos e intervir com proteção. Psicologia da Educação, n. 29, p. 57-74, 2009.

SPENGLER, P. (Prod.); DONNER, R. (Dir.). Superman [Motion picture]. United States: Warner Bros, 1978. WALSH, F. Fortalecendo a resiliência familiar. São Paulo: Roca. 2005.

WESCHENFELDER, G. Aristóteles e os super-heróis: a ética inserida nas histórias em quadrinhos. São Paulo: Garcia Edizioni, 2014.

WESCHENFELDER, G. (Org.). EJA: desafios e conquistas – um panorama da educação de jovens e adultos em Novo Hamburgo. Porto Alegre: Pacartes, 2016.

YUNES, M. A. M. Dimensões conceituais da resiliência e suas interfaces com risco e proteção. In: MURTA, S. G.; FRANÇA, C. L.; BRITO, K.; POLEJACK, L. (Orgs.). Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Novo Hamburgo: Synopisis, 2015. p. 93-112.

YUNES, M. A. M. et al. Um educador para proteger do risco e tricotar a resiliência: o profissional da educação como agente de proteção e de promoção de reslisiência. In: CABRAL, S.; CYRULNIK, B. Resiliência: como tirar leite de pedra. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

YUNES, M. A. M.; GARCIA, N. M.; ALBUQUERQUE, B. M. Monoparentalidade, pobreza e resiliência: entre as crenças dos profissionais e as possibilidades de convivência familiar, Psicologia, Reflexão e Crítica, v. 20, n. 3, p. 351-360, 2007.

YUNES, M. A. M.; SZYMANSKI, H. Crenças, sentimentos e percepções acerca da noção de resiliência em profissionais da saúde e da educação que atuam com famílias pobres. Psicologia da Educação, n. 17, p. 119-137, 2003.

YUNES, M. A. M.; SZYMANSKI, H. Resiliência: noção, conceitos afins e considerações críticas. In: TAVARES, J. (Org.). Resiliência e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 13-42.

ZISKIN, L.; BRYCE, I. (Prod.); RAIMI, S. (Dir.). Spider-Man [Motion picture]. United States: Columbia Pictures, 2002.

Published

2018-05-29

How to Cite

Yunes, M. A. M., Fernandes, G., & Weschenfelder, G. V. (2018). Positive psychoeducational interventions to promote resilience: the educator as a developmental tutor. Educação, 41(1), 83–92. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29766

Issue

Section

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação

Most read articles by the same author(s)