Os gestores escolares e a inserção das escolas na comunidade

Autores

  • Leila Maria Ferreira Salles UNESP/Rio Claro
  • Luciano Plez de Melo UNESP/RC
  • Joyce Mary Adam de Paula e Silva UNESP/RC
  • Debora Cristina Fonseca UNESp/RC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.11836

Palavras-chave:

Gestores escolares. Escola. Comunidade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de inserção de duas escolas na comunidade na qual se situam por meio de depoimentos de gestores escolares. Busca-se investigar as representações dos gestores sobre a comunidade e desvelar os processos de aproximação e/ou distanciamento da escola com o entorno escolar. As respostas dadas pelos gestores foram agrupadas em dois conjuntos temáticos conforme se referiam à comunidade ou a relação escola-comunidade. O estudo indicou que as representações construídas sobre uma comunidade de periferia, percebida predominantemente como uma comunidade problema, se impõe e contribui para que a relação escola-comunidade seja marcada por conflitos e desencontros.

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Salles, L. M. F., Melo, L. P. de, Silva, J. M. A. de P. e, & Fonseca, D. C. (2015). Os gestores escolares e a inserção das escolas na comunidade. Educação, 38(1), 113–123. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.11836

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