Competências do pedagogo: uma perspectiva docente

  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alberto F. Cabrera University of Maryland
  • Vera Lucia Felicetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: formação do pedagogo, metodologia compartilhada, competências e indicadores de qualidade

Resumo

Este artigo tem como foco a identificação de competências e indicadores exigidos à formação de qualidade do pedagogo, a fim de que ele possa responder às necessidades que imperam no meio educacional e na sociedade. A partir de estudos do corpo docente da Faculdade de Educação da PUCRS e de um professor visitante, Dr. Alberto Cabrera, a pesquisa teve como metodologia basilar grupos focais de docentes. Considerando que o Estado Brasileiro regula, avalia e supervisiona os cursos de graduação, partiu-se do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Conselho Nacional de Educação – CNE, para os cursos de Pedagogia, e, em nível institucional, do Projeto Político Pedagógico – PPP – do curso de Pedagogia da PUCRS. Como resultado, foram identificadas cinco competências: conhecimento da área de atuação, ação didático-pedagógica, ação investigativa, gestão de processos educativos e exercício da cidadania. Nessa fase da pesquisa, merece destaque a metodologia utilizada, que imbrica o nacional com o local e a percepção dos docentes do curso sobre a legislação determinante, num processo de construção compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Diretora da Faculdade de Educação/PUCRS, Bolsista Produtividade 1 CNPq.
Alberto F. Cabrera, University of Maryland
Professor de Higher Education, Departamento de Liderança Educacional, Higher Education and International Education, na Universidade de Maryland
Vera Lucia Felicetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES
Publicado
2011-05-09
Como Citar
Morosini, M. C., Cabrera, A. F., & Felicetti, V. L. (2011). Competências do pedagogo: uma perspectiva docente. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7716