A Problemática dos Professores Iniciantes: Tendência e Prática Investigativa no Espaço Universitário

  • Maria Isabel da Cunha UNISINOS
  • Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet
Palavras-chave: professores iniciantes, docência universitária e iniciação à docência

Resumo

A reflexão que toma os docentes iniciantes como eixo de reflexão vem se estabelecendo de forma crescente em muitos países. Nesse estudo estão focadas as tendências de análise do tema, com recorte especial na docência do ensino superior, num contexto de ampliação do acesso a esse nível de escolarização. Como os jovens professores se integram nas atividades de ensino? Que vem sendo estudado no campo da iniciação à docência que poderia impactar a universidade? Esses são questionamentos que mobilizam o aprofundamento investigativo, procurando explicitar a importância do tema numa dimensão pedagógica e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel da Cunha, UNISINOS
É professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora titular aposentada da Universidade Federal de Pelotas onde foi Pró Reitora de Graduação e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação. Possui mestrado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do RS e doutorou-se em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Tem estudos de pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri.Dedica-se, enquanto pesquisa, à área da formação de professores e à pedagogia universitária. Possui diversos livros, capítulos e artigos publicados. Entre eles é possível destacar O bom professor e sua prática, resultado de sua tese de doutorado. Participou da Comissão Nacional que produziu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet
Doutora em Educação, Professora do Programa De Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Integrante do Comitê Institucional do Programa PIBIC/CNPq/UFPel.
Publicado
2010-11-08
Como Citar
Cunha, M. I. da, & Zanchet, B. M. B. A. (2010). A Problemática dos Professores Iniciantes: Tendência e Prática Investigativa no Espaço Universitário. Educação, 33(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/6999