Experiência pessoal-profissional

Do saber e cuidar de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43980

Palavras-chave:

formação, doutorado em educação, história de vida, PUCRS

Resumo

O artigo trata da experiência pessoal-profissional durante a realização do Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem por objetivo revisitar, reflexivamente, a trajetória do autor a partir da experiência vivida no período 2006-2009 por ocasião de seu doutorado. A metodologia, baseada em narrativas de histórias de vida, procura reconstruir os memoriais partilhados e discutidos na coletividade do Programa de Pós-Graduação em Educação. Esta construção se dá em diálogo com a literatura dos próprios professores do referido curso. Os resultados evidenciam a inseparabilidade da vida pessoal-profissional, dos discursos e práticas vivenciados por esta comunidade acadêmica. Mostram, ainda, o legado deixado por uma formação que integra hard e soft skills entregando profissionais competentes para a vida, na solução de problemas reais, especialmente, no campo da educação. Conclui-se pelo mérito da formação recebida como promotora de mobilidade e transformação social.

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Biografia do Autor

Paulo Fossatti, Universidade La Salle (Unilassale), Canoas, RS, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade La Salle (Unilasalle), em Canoas, RS, Brasil. Pesquisador Produtividade CNPq. Reitor da Unilasalle.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Fossatti, P. (2022). Experiência pessoal-profissional: Do saber e cuidar de si. Educação, 45(1), e43980. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43980

Edição

Seção

50 anos PPGEDU PUCRS

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