Experiência pessoal-profissional
Do saber e cuidar de si
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43980Palavras-chave:
formação, doutorado em educação, história de vida, PUCRSResumo
O artigo trata da experiência pessoal-profissional durante a realização do Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem por objetivo revisitar, reflexivamente, a trajetória do autor a partir da experiência vivida no período 2006-2009 por ocasião de seu doutorado. A metodologia, baseada em narrativas de histórias de vida, procura reconstruir os memoriais partilhados e discutidos na coletividade do Programa de Pós-Graduação em Educação. Esta construção se dá em diálogo com a literatura dos próprios professores do referido curso. Os resultados evidenciam a inseparabilidade da vida pessoal-profissional, dos discursos e práticas vivenciados por esta comunidade acadêmica. Mostram, ainda, o legado deixado por uma formação que integra hard e soft skills entregando profissionais competentes para a vida, na solução de problemas reais, especialmente, no campo da educação. Conclui-se pelo mérito da formação recebida como promotora de mobilidade e transformação social.
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