Teoria neuropsicológica-cultural do funcionamento da linguagem

Uma entrevista com o professor Aaro Toomela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42376

Palavras-chave:

psicologia, educação, neurologia, psicologia educacional, psicologia soviética

Resumo

Este artigo pretende apresentar a transcrição da entrevista com o professor Aaro Toomela, professor de Psicologia Cultural e Neuropsicologia na Universidade de Tallin, na Estônia. As perguntas surgiram de reuniões e trabalhos em conjunto entre os investigadores do Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação de Vygotsky, ligado a Unipampa e coordenado pelo professor Bento Selau, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Formação Docente (GETRAFOR) da Univille, coordenado pela professora Aliciene Fusca Machado Cordeiro. Os entrevistadores entendem que divulgar os resultados deste projeto pode auxiliar estudantes de psicologia, educação e neurologia, tal como investigadores mais experientes, em estudos continuados sobre o trabalho de Vygotsky e Luria. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville (Univille), Joinville, SC, Brasil.

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em Joinville, SC, Brasil.

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jaguarão, RS, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Jaguarão, RS, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

---

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Cordeiro, A. F. M., & Selau, B. (2023). Teoria neuropsicológica-cultural do funcionamento da linguagem: Uma entrevista com o professor Aaro Toomela. Educação, 46(1), e42376. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42376

Edição

Seção

Entrevistas