A temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação – algumas tendências e enfoques analíticos

  • Iara Tatiana Bonin ULBRA e UFRGS
  • Daniela Ripoll ULBRA e UFRGS
  • José Vicente Aguiar UFRGS E UEA
Palavras-chave: Temática indígena. Estudos Culturais. Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear e discutir algumas tendências e enfoques analíticos que vêm sendo conduzidos em teses e dissertações do campo da Educação que se valem dos Estudos Culturais para a abordagem da temática indígena. Foram analisados 14 trabalhos que articulam três descritores: temática indígena, Estudos Culturais e Educação. Verificou-se que, em tais produções, problematiza-se a ideia abstrata de diversidade cultural, tão mobilizada pelas perspectivas multiculturalistas. Além disso, constatou-se que o campo dos Estudos Culturais favorece o desenvolvimento de análises críticas que focalizam as desigualdades, as relações de poder, as práticas representacionais e as políticas em torno das identidades/diferenças. São acionados, nestes estudos, diversos conceitos e abordagens teóricas que problematizam visões eurocêntricas, repertórios depreciativos e essencialismos, mostrando que há uma tendência hegemônica de atribuir ao “outro”/indígena características que fazem dele um ser estranho, objeto de curiosidade e de escrutínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Tatiana Bonin, ULBRA e UFRGS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC(1989), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, professora do Curso de Pedagogia desta Universidade, ministrando especialmente as disciplinas didáticas e de estágio. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena e na docência.

Referências

AGUIAR, José Vicente de Souza. Narrativas sobre povos indígenas na Amazônia. 2011. 215f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

AMARAL, Marise Basso. Histórias de viagem e a produção cultural da natureza: a paisagem do Rio Grande do Sul segundo os viajantes estrangeiros do século XIX. 2003. 339f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

BATISTA, Teresinha Aparecida da Silva. A luta por uma escola indígena em Te’yikue Caarapó/MS. 2005. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2005.

BONIN, Iara Tatiana. Literatura infantil de autoria indígena: diálogos, mesclas, deslocamentos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 36-51, 2012.

BONIN, Iara Tatiana. E por falar em povos indígenas... quais narrativas contam em práticas pedagógicas? 2007. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

CALDERONI, Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira. Nas tramas da igualdade e da diferença frente à alteridade dos

alunos indígenas. 2011. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2011.

COSTA, Gilcilene Dias da. Entre a política e a poética do texto cultural: a produção das diferenças na revista Nova Escola. 2003. 136. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

COSTA, Helouise. Um olhar que aprisiona o outro: o retrato do índio e o papel do fotojornalismo na revista O Cruzeiro. Imagens, Campinas, Editora da UNICAMP, n. 2, ago. 1994.

HALL, Stuart. Representation, cultural representations and signifying practices. London: Thousands Oaks; New Delhi: Sage, 1997.

KINDEL, Eunice Aita Isaia. A natureza no desenho animado ensinando sobre homem, mulher, raça, etnia e outras coisas mais.... 2003. 195f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

KIRCHOF, Edgar Roberto; BONIN, Iara Tatiana. Identidades étnicas e tecnologias de informação: uma análise do site Índios Online. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32,

p. 1-14, 2010.

MORONI, Rogério Batalha Rocha. Direitos indígenas e educação escolar: parâmetros da escola para a efetividade de direitos dos Kaiowá e Guarani e a concepção dos professores indígenas sobre sustentabilidade e territorialidade. 2012. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2012.

PAES, Maria Helena Rodrigues. Representações cinematográficas “ensinando” sobre o índio brasileiro: selvagem e herói nas tramas do império. 2008. 154f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini de. “Uma floresta tocada apenas por homens puros...” Ou do que aprendemos com os discursos contemporâneos sobre a Amazônia. 2012. 296f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

SILVA, Kassius Nitske da. Jogos dos Povos Indígenas: estratégias pedagógicas, negociações e práticas representacionais. 2012. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, 2012.

SOUZA, Luiz Antonio Catafesto de. Crianças Mbyá-Guarani: práticas educativas & tecnologias de produção da pessoa. 2010. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2010.

OLIVEIRA, Teresinha Silva de. Olhares Poderosos. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

URQUIZA, Moema Guedes. Identidades indígenas na mídia: um estudo com professores indígenas sobre identidade/diferença e representação. 2013. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2013.

Publicado
2015-04-14
Como Citar
Bonin, I. T., Ripoll, D., & Aguiar, J. V. (2015). A temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação – algumas tendências e enfoques analíticos. Educação, 38(1), 59-69. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18444
Seção
Dossiê - Estudos Culturais em Educação