A temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação – algumas tendências e enfoques analíticos

Autores

  • Iara Tatiana Bonin ULBRA e UFRGS
  • Daniela Ripoll ULBRA e UFRGS
  • José Vicente Aguiar UFRGS E UEA

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18444

Palavras-chave:

Temática indígena. Estudos Culturais. Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear e discutir algumas tendências e enfoques analíticos que vêm sendo conduzidos em teses e dissertações do campo da Educação que se valem dos Estudos Culturais para a abordagem da temática indígena. Foram analisados 14 trabalhos que articulam três descritores: temática indígena, Estudos Culturais e Educação. Verificou-se que, em tais produções, problematiza-se a ideia abstrata de diversidade cultural, tão mobilizada pelas perspectivas multiculturalistas. Além disso, constatou-se que o campo dos Estudos Culturais favorece o desenvolvimento de análises críticas que focalizam as desigualdades, as relações de poder, as práticas representacionais e as políticas em torno das identidades/diferenças. São acionados, nestes estudos, diversos conceitos e abordagens teóricas que problematizam visões eurocêntricas, repertórios depreciativos e essencialismos, mostrando que há uma tendência hegemônica de atribuir ao “outro”/indígena características que fazem dele um ser estranho, objeto de curiosidade e de escrutínio.

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Biografia do Autor

Iara Tatiana Bonin, ULBRA e UFRGS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC(1989), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, professora do Curso de Pedagogia desta Universidade, ministrando especialmente as disciplinas didáticas e de estágio. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena e na docência.

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Bonin, I. T., Ripoll, D., & Aguiar, J. V. (2015). A temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação – algumas tendências e enfoques analíticos. Educação, 38(1), 59–69. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18444

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Culturais em Educação